Manaus, 01 de Dezembro de 2021
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490
Ouça a Rádio Agência Amazonas

Assinatura Eletrônica X Assinatura Digital: entenda as diferenças

Assinaturas eletrônicas e assinaturas digitais, embora pareçam expressões sinônimas, não são. Na verdade, assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica. Ficou confuso? Não se preocupe, neste artigo você vai entender as diferenças entre as assinaturas e de bônus vai descobrir a relação existente entre o certificado digital e a assinatura digital.

O que é uma assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é o recurso utilizado para conferir autoria, autenticidade ou concordância na documentação que tramita em ambiente virtual. Exemplos: biometria, senha, token, assinaturas escaneadas, etc. Desse modo, podemos dizer que a assinatura eletrônica abrange todos os meios juridicamente válidos de confirmar a autoria no meio digital.

O que é uma assinatura digital?

A assinatura digital é um tipo particular de assinatura eletrônica. De forma resumida, podemos dizer que a diferença entre as duas está no processo de autenticação.

A assinatura digital utiliza chaves criptográficas de um certificado digital para autentificar o signatário e proteger as informações. É importante mencionar que assinaturas digitais emitidas a partir de certificados digitais têm a mesma validade jurídica que as assinaturas manuscritas com firma reconhecida em cartório.

Toda assinatura digital está associada a um certificado digital e é por meio dele que os dados do titular ficarão protegidos e sem risco de serem violados.

BÔNUS – Certificado digital X assinaturas digitais

O certificado digital serve como uma identidade virtual para pessoas físicas ou jurídicas que desejam garantir a autenticidade e a segurança das suas transações e comunicações on-line.

A emissão do certificado digital é feita por instituições credenciadas (Autoridade de Registro) pelo Instituto de Tecnologia da Informação, seguindo o ICP-Brasil, Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

O certificado digital é, portanto, o primeiro passo para assinar digitalmente documentos. Ele é usado para confirmar a autenticidade da assinatura digital.

Você sabia que a Prodam é a certificadora oficial do Governo do Amazonas?

Em 2020, a empresa foi qualificada para iniciar as atividades como Autoridade de Registro (AR) e está apta para atender pessoas físicas, empresas e órgãos públicos.

Quer saber como a Prodam se tornou uma Autoridade de Registro? Acesse nosso site: www.prodam.am.gov.br.

//