Manaus, 01 de Dezembro de 2021
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490
Ouça a Rádio Agência Amazonas

Qual o é o melhor tipo de certificado para pessoas físicas?

É praticamente impossível que profissionais liberais consigam exercer suas atividades atualmente sem dispor de um certificado digital.  Para realizar operações e atividades no mundo digital, seja para assinar um parecer técnico, emitir uma receita médica  ou realizar uma petição em um processo judicial, o certificado digital é indispensável. 

Mas, como saber qual o tipo de certificado mais indicado para cada atividade profissional? Confira a seguir as características dos principais tipos existentes no mercado e escolha o seu! 

Certificado Digital e-CPF: é o mais comum dos certificados digitais e pode ser utilizado por qualquer cidadão. Com ele é possível assinar digitalmente documentos eletrônicos, conferindo  integridade e autenticidade das operações realizadas no meio digital.

Certificado Digital OAB – Este tipo é exclusivo para advogados regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. Por meio do documento eletrônico, o profissional pode dar andamento a diversos processos sem a necessidade de locomoção, por exemplo, visualizar autos e realizar o Peticionamento Eletrônico.  

Certificado para o CRM Digital – A Cédula de Identidade Médica (CRM) é o documento obrigatório que atesta o registro do médico e a legalidade do exercício de sua função. Para acompanhar a digitalização da informação, o registro ganhou sua versão eletrônica, chamada CRM Digital ou e-CRM. 

E-mail seguro pessoal – É um certificado para proteger as suas mensagens eletrônicas, garantindo também sua autoria, integridade do conteúdo, e sigilo das mensagens, incluindo os arquivos anexados, já que permite o envio de mensagens criptografadas.

E qual a melhor opção do certificado digital? A1 ou A3 ?

Independentemente do tipo de certificado escolhido, é preciso definir o mais adequado para cada perfil de usuário, se A1 ou A3.  

A1: é emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no navegador de internet ou em dispositivos móveis, protegido por senha e cifrado por software — sua validade máxima é de um ano. Este tipo de Certificado gera uma cópia de segurança na área de trabalho após a emissão. No arquivo constará o número do seu pedido.

A3: é o certificado em que a geração e o armazenamento das chaves criptográficas são feitos em cartão inteligente ou Token, com validade de 1 a 3 anos. 

Você sabia que a Prodam é a certificadora oficial do Governo do Amazonas?

Em 2020, a empresa foi qualificada para iniciar as atividades como Autoridade de Registro (AR) e está apta para atender pessoas físicas, empresas e órgãos públicos.

Quer saber como a Prodam se tornou uma Autoridade de Registro? Acesse nosso site: www.prodam.am.gov.br.

//