Manaus, 01 de Dezembro de 2021
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490
Ouça a Rádio Agência Amazonas

Equipe da PRODAM trabalha na implantação do SIGEAM em Manacapuru

O SIGEAM, sistema da PRODAM capaz de integrar todo o processo escolar, está em fase de implantação em Manacapuru. A Secretaria Municipal de Educação de Manacapuru é a segunda do interior a adquirir a aplicação. Em Iranduba, o sistema foi implantado em 2017.

Todas as atividades  desenvolvidas no decorrer do ano letivo como matrícula, lotação de servidores, criação de turmas, planejamento de vagas, lançamento de notas, processamento de resultados e rematrícula serão, a partir de agora, concretizadas pelo sistema. No final de agosto, a equipe de multiplicadores no município recebeu a terceira etapa do treinamento.

De acordo com a titular da Supervisão de Sistemas de Educação (SPEDU), Polyanna Wenze, entre as vantagens de Manacapuru e Iranduba passarem a utilizar o sistema é que a transição de alunos e a lotação de servidores serão facilitadas porque esses dados já farão parte do sistema, permitindo uma melhor gestão dessas informações integradas.  “Um aluno de Manacapuru, no ano escolar de 2019, poderá, pela internet, fazer sua matrícula ou se transferir para outra escola da rede municipal ou estadual, como já ocorre na capital”, exemplificou Polyanna.

Segundo Jorge Cabus, da equipe permanente do SIGEAM em Manacapuru, o Sistema de Gestão Educacional já está funcionando. Atualmente, as escolas trabalham com uma gestão escolar integrada na rede municipal. “A implantação do sistema já passou das fases de parametrização e do mapeamento da estrutura escolar e no momento encontra-se na terceira etapa que consiste no cadastramento das informações dos alunos e de servidores dentro do sistema pelas próprias escolas do município”,  explicou Cabus.

Outros municípios

Outro dado importante é que o SIGEAM é um sistema multicliente, ou seja, é configurável para ser utilizado por qualquer Secretaria de Educação, não somente do Amazonas.  “Com a implantação de Manacapuru decidimos fazer ajustes no sistema para que ele seja multicliente. Então hoje, em um projeto paralelo, estamos alterando o sistema para torná-lo totalmente parametrizado, porque se amanhã, por exemplo, a gestão educacional de Rio Preto da Eva decidir utilizar o SIGEAM, ele já vai estar preparado para ser implantado de forma mais rápida e eficiente”, concluiu Polyanna.

//