Manaus, 12 de Dezembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Data Center

 

A PRODAM possui uma estrutura tecnológica de alta capacidade, flexibilidade, confiabilidade e segurança para armazenar os dados e processar as informações estratégicas de todo o Estado.

A empresa possui Mainframe IBM System z10, capaz de processar 891 milhões de instruções por segundo. Além disso, contamos ainda com um equipamento IBM System Storage DS8100 com capacidade de 33 terabytes (TB) de espaço para armazenamento, atendendo os ambientes de Mainframe e plataforma baixa. A empresa dispõe também de um equipamento IBM System Storage XIV, com capacidade atual de armazenamento de 54TB, exclusivo para plataforma baixa. O serviço de backup de todos os servidores é executado no equipamento IBM ROBOT TS3500, com capacidade de 125TB.

Garantimos aos nossos clientes níveis de segurança e disponibilidade altamente elevados, pois mantemos um sistema de monitoramento dos serviços de rede, refrigeração e energia elétrica no Data Center, o que possibilita uma hospedagem de servidores e sites em ambiente seguro.

O Data Center da PRODAM dispõe de um grupo gerador de energia elétrica de 635KVA e um no-break de 80KVA, garantindo geração ininterrupta de energia. E para manter a refrigeração constante do ambiente, contamos ainda com oito máquinas de ar condicionado de 80.000btus redundantes. A segurança física dos dados é realizada com controle restrito no acesso às instalações, onde apenas pessoas autorizadas e com utilização de leitura biométrica tem acesso ao Data Center, que é monitorado
24 horas.

A segurança dos dados restritos e estratégicos do Governo do Estado também é garantida com a utilização da tecnologia de Site Backup, implantada pela PRODAM em 2010. A solução consiste em replicar todos os dados gravados no Storage da PRODAM para o Site Backup localizado na Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas. O objetivo é garantir a continuidade da integridade dos dados em casos extremos de indisponibilidade.

Hospedagem de Sistemas

A PRODAM é responsável pela hospedagem e gerenciamento de dados de seus clientes, inclusive, de sistemas não desenvolvidos pela empresa. Para isso, disponibiliza de um ambiente dotado de equipamentos de última geração, oferecendo segurança, confiabilidade e alta disponibilidade.

A PRODAM também oferece suporte técnico e relacionamento com o fornecedor se for o caso. Em casos específicos e havendo viabilidade econômica, uma infraestrutura exclusiva pode ser contratada para hospedar o sistema do cliente.

Em todos estes casos, o sistema pode usufruir dos serviços de backup dos dados, liberando o cliente desta tarefa que é crítica e complexa, quando se trata de serviços institucionais.

Sistema de Gestão da Saúde Pública – Hygia

O sistema Hygia foi criado e desenvolvido por uma empresa privada denominada TECHNE, situada em São Paulo. Trata-se de um sistema gerenciado pela PRODAM que efetua a gestão da saúde em parte da rede pública estadual.

O Hygia interliga consultórios, ambulatórios, clínicas especializadas, unidades de pronto atendimento, prontos-socorros e hospitais, integrando-os e automatizando suas atividades administrativas e gerenciais. Essa integração leva a rede de saúde a novos patamares de eficiência.

O sistema Hygia tem construção modular e integrada. A versão atual do sistema foi desenvolvida totalmente em plataforma Web.

Além de hospedar os dados do Hygia, a PRODAM também fornece manutenção corretiva e evolutiva do sistema para atender as necessidades dos clientes com novos módulos e customizações. Além disso, a PRODAM dá todo o suporte técnico ao aplicativo, incluindo treinamento de usuários para utilização de novas funcionalidades.

O Hygia atende 26 unidades de saúde, sendo 12 CAICs, 02 CAIMIs, 07 SPAs, 03 Prontos-Socorros, a Policlínica Gilberto Mestrinho e o Instituto da Mulher, o que representa mais de 2 milhões de pacientes cadastrados em um banco de dados controlado pela PRODAM.

Sistema Expresso

O Expresso é uma solução completa de comunicação, desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e cedido ao Governo do Estado do Amazonas, que atende a todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

O Expresso reúne Email, Agenda, Catálogo de Endereços, e Mensagens Instantâneas em um único ambiente. Desenvolvido em software livre, a ferramenta tem como características, a alta escalabilidade, baixo custo, utilização de protocolos padrões e integração com outros sistemas Web.

O sistema começou a ser implantado no Amazonas em 2007 e, atualmente, possui mais de 14 mil contas cadastradas em 83 domínios. O expresso tem como órgão gestor a Secretaria de Estado de Administração (Sead). A PRODAM é responsável pela hospedagem dos dados do Expresso, pela manutenção e disponibiliza ainda suporte técnico.

Sistema de Avaliação de Bens e Serviços de Informática – SASBI

O SASBI é um sistema gerenciado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e hospedado na PRODAM. O SASBI foi concebido para proporcionar aos órgãos do governo maior rapidez e confiabilidade na obtenção de Parecer Técnico do Comitê Estadual de Política de Informática – CEPINF, para as aquisições de bens e serviços de informática e telecomunicações no âmbito do Poder Executivo do Estado do Amazonas.

São objetivos do sistema aumentar a eficiência e qualidade do processo de emissão de Parecer Técnico através do processo automatizado, gerência, controle, rastreamento, transparência, eliminação de papel, burocracia e demora no tempo de trâmite de documentos e cumprimento da Legislação. Por meio do SASBI, o usuário pode solicitar eletronicamente o Parecer Técnico, acompanhar sua emissão, bem como visualizar, imprimir e autenticar o parecer.

Sistema de Gestão de Governança – SIGOV

O SIGOV é um sistema de governança obtido pelo Governo do Estado através de acordo celebrado com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, já implantado na Presidência da Republica do Brasil e em outros países da América do Sul, e em implantação na sede do Governo do Estado do Amazonas.

O SIGOV é hospedado na PRODAM e conta com três subsistemas. O Centro de Gestão da Ação Governamental é o subsistema que facilita a priorização da ação executiva do Governador no que diz respeito à implementação do Plano de Governo. O SIGOV também integra o subsistema Correspondência e Arquivos Oficiais, que permite a gestão da documentação do Gabinete do Governador. E, por último, o subsistema de Programação e Gestão das Metas do Governo por Resultados, que disponibiliza para o Governador do Estado e para as Secretarias de Estado responsáveis pela execução ou gerenciamento das Metas Governamentais prioritárias, metodologias, procedimentos e ferramentas permanentes para o controle, acompanhamento e coordenação das atividades orientadas para a consecução de resultados do Governo.

Sistema Integrado de Controle e Gestão de Obras Públicas – SICOP

O SICOP é um software desenvolvido pela empresa Softplan/Poligraph obtido através de doação do Governo do Estado de Santa Catarina para a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf). O SICOP tem como objetivo gerenciar as informações das obras sob responsabilidade dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

O sistema realiza o controle dos serviços de contratos de obras, inclusive seus aditivos, realizando o cadastro de paralisações, rescisões, faturas e pagamentos. O SICOP também emite relatórios operacionais e gerenciais, além de disponibilizar, por meio do portal, o mapa vivo de obras do Estado.

A PRODAM é responsável pela hospedagem do sistema e criação de banco de dados em Servidor remoto, com disponibilização da aplicação em interface Web por meio de ambiente Intranet, permitindo a inclusão, alteração e consultas de dados, podendo ser acessado em navegador Web. A manutenção do funcionamento do sistema também é realizado pela PRODAM que designa um Analista de Sistemas para atuar exclusivamente na manutenção do SICOP.


Impressão de Documentos

A PRODAM oferece a seus clientes o serviço de impressão a laser de grandes volumes, garantindo uma impressão de alta qualidade, com segurança e rapidez.

O parque de impressão da PRODAM tem capacidade para imprimir 150 páginas por minuto e pode incluir o fornecimento ou não do papel de impressão. Os serviços de envelopamento e serrilhamento também são oferecidos.

Entre o material impresso na PRODAM estão as multas do Detran e Manaustrans, contracheques e documentos diversos. Ao todo, mais de 145 mil contracheques do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus são impressos por mês na PRODAM.

A empresa possui três impressoras a laser, em preto e branco, com alta velocidade de impressão em formato A4, imprimindo em frente e verso. Possui também duas máquinas de envelopamento e uma de serrilhamento. O parque de impressão funciona em quatro turnos de trabalho.