Manaus, 26 de Julho de 2021
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Conheça 5 motivos para usar o certificado digital no setor público

Presente há mais de duas décadas no Brasil, alguns gestores públicos ainda não conhecem totalmente os benefícios do uso do certificado digital para órgãos públicos.

Pensando nisso, selecionamos 5 motivos para adotar essa tecnologia no setor público. Confira abaixo e veja como tornar a administração pública mais eficiente.

1) Segurança

As assinaturas geradas a partir do certificado digital possuem a mesma validade jurídica das assinaturas manuscritas. O Certificado Digital garante autenticidade, confidencialidade e integridade das informações eletrônicas. A troca de dados é criptografada e, com isso, é muito mais difícil de ser acessado por terceiros.

2) Mobilidade

O titular do Certificado Digital não precisa se deslocar para assinar nenhum documento. Tudo pode ser feito utilizando a internet. Em poucos minutos, processos são tramitados sem que as partes estejam fisicamente presente no mesmo local.

3) Redução de custos

Na prática, quando o certificado digital é adotado para assinar documentos, várias etapas do processo tornam-se obsoletas. Alguns exemplos:

  • Não será necessário gastar com impressões e compras de papel;
  • Não precisa reconhecer firma em cartório;
  • Não é preciso ter um local para o armazenamento físico dos documentos.

4) Redução da burocracia

Durante muitos anos, o serviço público foi associado à burocracia. Felizmente, a tecnologia tem sido decisiva para mudar esse cenário. Hoje, vários serviços conseguem ser realizados em poucos minutos pela internet.

As liberações e permissões de acesso a sistemas e documentos públicos podem ser solicitadas e concedidas por meio eletrônico facilitando o dia a dia de quem trabalha em órgãos públicos e diariamente tramita inúmeros processos.

5) Eficiência

A assinatura de documentos por meio do certificado digital ajuda ainda a reduzir a fila de processos. O trabalho fica mais ágil, sem abrir mão da validade jurídica.

O tempo que se lavaria para reconhecer a firma em um cartório, por exemplo, pode ser usado para dar andamento ao processo. Por se tratar de serviços públicos, especialmente, a eficiência na execução das atividades beneficia não apenas os órgãos, mas o cidadão que busca atendimento.

Você sabia que a Prodam é a certificadora oficial do Governo do Amazonas?

Em 2020, a empresa foi qualificada para iniciar as atividades como Autoridade de Registro (AR) e está apta para atender pessoas físicas, empresas e órgãos públicos.

Quer saber como a Prodam se tornou uma Autoridade de Registro? Acesse nosso site: www.prodam.am.gov.br.

Artigos relacionados

//