Manaus, 16 de Outubro de 2021
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Supervisão de Trânsito da Prodam implementa novidades para facilitar a vida dos usuários dos serviços de trânsito

O projeto de modernização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) continua avançando. A novidade mais recente é que a partir desta terça-feira (20/10), as taxas do órgão poderão ser pagas em mais de um banco, inicialmente, no Bradesco e na Caixa Econômica Federal.

A ampliação das opções bancárias para o pagamento das taxas do Detran-AM era uma queixa antiga dos usuários dos serviços de trânsito, conforme explica o diretor-presidente Rodrigo de Sá Barbosa. “O pagamento somente em uma instituição bancária sempre foi algo que nossos usuários reclamaram. Agora, eles terão mais opções para efetuar o pagamento”, explicou.

Para que a novidade fosse operacionalizada, os técnicos da Supervisão de Sistemas de Trânsito da Prodam começaram os trabalhos há três meses e, segundo o supervisor Marcelo Pereira, o maior desafio do projeto foi a comunicação. “A maior complexidade é que os bancos operam de maneiras diferentes e tivemos que adaptar o sistema para tratar as particularidades de cada banco”, explicou.

De acordo com o analista Crinnger de Oliveira, responsável pela implementação do projeto, foi preciso ajustar toda a parte de cobrança do sistema. “Nosso principal requisito era que o sistema fosse capaz de controlar, da melhor forma possível, os pagamentos que agora serão recebidos de diversos bancos. Além disso, também trabalhamos na produção de relatórios para o Detran controlar os recebimentos”, explicou

Código único –  Outra novidade que entra no ar hoje e que também foi implementada pela supervisão de trânsito é o que o Detran-AM vai adotar um código de barras único para suas taxas. No caso do licenciamento do veículo, onde são expedidos um boleto para as taxas de serviço, outro para o seguro obrigatório e, eventualmente, um para as multas, o usuário deixará de fazer três pagamentos, pois será emitido um único boleto com os valores.

 

//