Manaus, 06 de Julho de 2020
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Data Center PRODAM

Alta disponibilidade e segurança dos dados

Data Center

Sistemas de informação

Desenvolvimento de soluções em software sob medida

Sistemas de Informação

Serviço de Infraestrutura

Projetos de redes elétricas e lógicas

Serviços de Infraestrutura

Serviços de Rede

Serviços especializados de rede

Serviços de Rede

Assistência Técnica

Suporte e assistência técnica

Assistência Técnica

Detran AM disponibiliza serviço de renovação da CNH definitiva pela Internet

Graças a tecnologia da PRODAM, já é possível realizar a renovação da Carteira Nacional de Habilitação de forma totalmente online.   Desde o dia 2 de junho, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM)  está realizando a renovação da CNH com o aproveitamento da biometria e da foto que constam no banco de dados do órgão. Com a novidade, os motoristas não precisam mais se deslocar ao Detran para dar entrada ao processo de renovação da carteira. Mas continua sendo necessário ir até às clínicas para a realização de exames médico e/ou psicotécnicos. A expectativa é diminuir o tempo e as filas e facilitar a obtenção da nova CNH.

O diretor-presidente da Prodam João Guilherme de Moraes Silva, explicou sobre a ação. “ Esse era um serviço que já estava em nosso planejamento, mas que se tornou ainda mais importante em tempos de isolamento social. Mais do que nunca, a tecnologia precisa facilitar o dia a dia, a rotina das pessoas”, disse.

 Para solicitar a renovação da CNH Definitiva, o motorista deve acessar o portal Detran Digital (www.detrandigital.am.gov.br) e acessar o serviço de Renovação de CNH Definitiva. O sistema registra a solicitação e emite a guia de pagamento. “Se o condutor renovou a CNH nos últimos seis anos, as informações biométricas e a foto dele já estão em nosso banco de dados. Nesse caso, o sistema vai aproveitar essas informações automaticamente, sem que ele precise vir ao Detran. Bastando depois agendar para pegar o documento a partir do dia 8”, explicou Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente do Detran-AM.

Passo a passo –  Acesse www.detrandigital.am.gov.br e faça o seu login, digitando seu CPF  e a senha cadastrada no sistema. Caso ainda não tenha cadastro no portal, clique em “Fazer Cadastro”, o processo é fácil e demora poucos minutos. Em seguida, clique em “Minha Habilitação” e faça a vinculação do seu cadastro com sua CNH em “Associar registro Renach”.

Após vinculação, acesse o Menu de Serviços e clique em “Renovação de CNH”. Nessa tela será exibido o valor da taxa. Confira os dados e escolha a opção “Solicitar Serviço”. O Protocolo do Serviço será gerado e o PDF do boleto para pagamento será exibido em uma nova aba.

É muito importante atentar para o vencimento do boleto, e que são duas taxas a serem pagas: a do Detran e a da Clínica. Se apenas uma taxa for paga, o processo de renovação não será efetivado.  

Caso seja necessário fazer correções de dados no cadastro do motorista ou a inclusão da informação de atividades renumeradas como vínculos com empresas de transporte por aplicativo, a solicitação da renovação da CNH deve acontecer de forma presencial, na sede do Detran ou em um dos postos de atendimentos espalhados pela cidade.

Mais serviços

No portal Detran Digital estão disponíveis uma série de outros serviços de trânsito, que podem ser consultados e/ou realizados de maneira online como renovação da CNH Provisória; solicitação da 2a. via de CNH; agendamento de Exame Legislação e Direção;  emissão LADV; Licença para Aprendizagem de Direção Veicular; informação sobre Prontuário do Condutor, entre outros.

Com informações da Assessoria do DETRAN-AM

//