Manaus, 06 de Julho de 2020
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Data Center PRODAM

Alta disponibilidade e segurança dos dados

Data Center

Sistemas de informação

Desenvolvimento de soluções em software sob medida

Sistemas de Informação

Serviço de Infraestrutura

Projetos de redes elétricas e lógicas

Serviços de Infraestrutura

Serviços de Rede

Serviços especializados de rede

Serviços de Rede

Assistência Técnica

Suporte e assistência técnica

Assistência Técnica

Reordenamento e uso inteligente dos recursos digitais garantem serviços públicos no AM durante pandemia

Para manter a oferta de serviços públicos durante a pandemia de Covid-19, o Governo do Amazonas, por meio da empresa Processamento de Dados do Amazonas S.A (Prodam), fez o reordenamento e ampliação da infraestrutura de telecomunicação pública em Manaus. A ação possibilitou que serviços essenciais relacionados a áreas como saúde, trânsito, educação e segurança fossem mantidos mesmo na quarentena.

 

Atualmente, a Prodam gerencia uma rede de fibra óptica de 721 quilômetros, distribuída por todas as zonas da cidade. “É por meio dessa rede que todos os órgãos públicos se conectam ao datacenter do Governo, localizado na sede da Prodam, e onde estão armazenados dados como as informações sobre a rede pública de ensino, sobre a folha de pagamento do Estado e sobre os motoristas e veículos cadastrados no Detran-AM. Se esta conexão não for de qualidade, fica impossível acessar qualquer um desses serviços”, explicou o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva.

 

Reordenamento – Para incrementar o acesso aos serviços essenciais, a Prodam precisou fazer uma espécie de reordenamento de links. “Todas as escolas públicas da rede estadual, que hoje estão sem atividade, por exemplo, contam com um link de conectividade e de Internet fornecidos pela Prodam. Estes links foram automaticamente redirecionados para os outros órgãos estaduais que prestam serviços essenciais neste momento, como as unidades de saúde e as delegacias”, explicou João Guilherme.

 

Serviços – O reordenamento e o uso inteligente dos recursos digitais possibilitaram que uma série de serviços fossem realizados neste período de isolamento social. Durante todo o mês de abril, mais de 9 mil licenciamentos de veículos foram realizados de forma 100% digital.  Na área da segurança, 75% dos boletins de ocorrência registrados pela Secretaria de Segurança Pública foram realizados por meio da Delegacia Interativa. 

 

Na área de educação, a Prodam fez a conexão entre o Centro de Mídias da Secretaria de Educação e Desporto e a TV pública Encontro das Águas, possibilitando que as atividades do projeto “Aula em Casa” chegassem diariamente a mais de 859 mil estudantes.

 

A conectividade impactou positivamente também os servidores públicos estaduais. Entre os dias 19 de abril e 18 de maio, houve 2.577 novas instalações do app Portal do Servidor, por meio do qual são disponibilizados informações como o contracheque eletrônico.

 

“Todos esses serviços só foram possíveis porque a Prodam vem, ao longo dos últimos anos, investindo na modernização do seu datacenter e na ampliação da infraestrutura de telecomunicações do Estado”, explicou João Guilherme.

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam): Isabela Catarino (99127-4672 e isabela@prodam.am.gov.br).

//