Manaus, 12 de Julho de 2020

Prodam inicia celebração dos 50 anos de sua história com lançamento de marca comemorativa

A Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam) lança, hoje (6), a marca comemorativa do jubileu de ouro que substituirá a marca oficial da Empresa em todas as suas aplicações até julho de 2021.

Para o diretor-presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, 2020 será um ano de muitas celebrações e também da consolidação da transformação digital do governo do Amazonas.

“O jubileu de ouro da Prodam será um evento cheio de significado, pois, além de honrarmos nossa história, estamos alinhados com o governador Wilson Lima e vamos focar nas ações de transformação digital do governo do Estado. Outro compromisso que assumimos é de não pouparmos esforços para articular ações que viabilizem a conectividade no interior do Amazonas”, disse João Guilherme.

NOVA IDENTIDADE

O processo de criação da marca comemorativa dos 50 anos da Prodam foi iniciado em setembro de 2019, quando a Assessoria de Comunicação desenvolveu um trabalho de pesquisa que incluiu entrevistas abertas com empregados e clientes externos.

Posteriormente, com base nos requisitos levantados, o designer Ronildo Mourão (SPREP) iniciou a criação das opções disponíveis para escolha pelos empregados. “Para comunicar os requisitos apontados no diagnóstico, desenvolvemos duas marcas que apresentavam características mencionadas pelos entrevistados como por exemplo, ser dinâmica, comunicar festividade e evolução tecnológica”, explicou.

No total, 123 empregados ajudaram a escolher a marca comemorativa. A opção vencedora conquistou 87 votos e concentra a história e o futuro da empresa.

“Essa logo possui elementos que remetem ao passado (a fita magnética), ao presente (pixels) e ao futuro da empresa (infinito) integrados no seu símbolo. A ruptura da fita em pixels também carrega a visão atual da Prodam em atuar na transformação digital no estado do Amazonas. Por fim, a fita da logo também se assemelha a uma serpentina verde e dourada, que fecha o conceito de celebração dos 50 anos da Prodam”, explicou Ronildo.

HISTÓRIA

Em 1972, dois anos depois da sua criação, a Prodam adquiriu o mainframe Burroughs 500, uma supermáquina com 19 kilobyte de memória. Esse foi o início de uma história 50 anos, marcada pelo uso de supercomputadores e pela adoção das tecnologias mais modernas existentes no mercado.

A Prodam, cujo maior acionista é o governo do Estado do Amazonas, tem como objetivo a prestação de serviços especializados em Tecnologia da Informação e Comunicação aos órgãos integrantes da Administração Pública Estadual, podendo, complementarmente, atender órgãos federais, instituições privadas, administrações municipais e outras administrações estaduais.

O corpo técnico da Empresa desenvolve soluções que impactam o dia a dia do amazonense, como os sistemas de educação pública e de trânsito. Além disso, a Prodam desenvolve soluções que melhoram a gestão governamental, como os sistemas de patrimônio, almoxarifado e protocolo eletrônico