Manaus, 23 de Março de 2019

PRODAM participa do lançamento da versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL-e)

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) já está disponível para os usuários do sistema operacional Android e iOS. A novidade foi anunciada, na terça-feira (19), no lançamento promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). A apresentação técnica do passo-a-passo para obter o CRLV-e foi feita pela PRODAM, responsável por viabilizar as integrações necessárias com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que foi quem desenvolveu o aplicativo para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

No evento de lançamento, realizado na sede do Detran, o governador destacou a importância da ação para o Amazonas, que foi o décimo estado a aderir à versão digital do documento.  “Esse é o sistema que funciona aqui no estado e está integrado com o Departamento Nacional de Trânsito. Você vai poder circular não só aqui, mas também em rodovias federais e em outras partes do Brasil. Tudo isso faz parte de um processo de modernização e de controle de segurança do próprio cidadão, de quem está conduzido o veículo”, enfatizou o governador.

Apresentação técnica

O passo-a–passo de como emitir o CRLV-e foi apresentado pelo programador da PRODAM, Crinnger Oliveira. Segundo ele, o processo para ter acesso ao documento é bastante simples e já conhecido por quem possui a carteira de motorista digital.

“O condutor deve realizar o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível no Google Play (Android) e no APP Store (iOS). Feito isso, é necessário fazer o cadastro de usuário no próprio aplicativo e, então, adicionar o CRLV-e, informando os dados solicitados”, explicou.

O CRVL-e possui todas as informações do documento impresso e um QR Code, que pode ser lido para atestar a autenticidade do documento. Na apresentação, Crinnger esclareceu ainda que o documento eletrônico só poderá ser apresentado em substituição ao CRLV físico por meio do aplicativo, e que, para solicitar o documento, não é necessário possuir a carteira de motorista digital.

Outra vantagem do CRVL-e é que, na versão digital, o documento pode ser compartilhado com até 5 pessoas para atender aos casos em que o veículo é utilizado por mais de um condutor.

Parceria

Em sua fala, o diretor-presidente da PRODAM, João Guilherme de Moraes Silva, destacou os resultados positivos da parceria com o Detran.

“A PRODAM tem um relacionamento mais do que de prestador de serviço e cliente com o Detran–AM. O trabalho em conjunto com o órgão tem viabilizado uma série de evoluções tecnológicas que resultam em melhorias para o cidadão da capital e também do interior. O CRLV-e é um bom exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a vida das pessoas. Agora os condutores não ficarão mais dependentes da versão física do documento, uma vez que a versão eletrônica pode ser utilizada inclusive em blitzes”, declarou João Guilherme.

O diretor-presidente do Detran, Rodrigo Sá, agradeceu, ao final de sua apresentação, o trabalho realizado pela PRODAM. “Muito além de uma relação contratual, nós somos parceiros incansáveis da busca de soluções tecnológicas para atender ao cidadão”, ratificou Rodrigo.