Manaus, 25 de Março de 2019
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Data Center PRODAM

Alta disponibilidade e segurança dos dados

Data Center

Sistemas de informação

Desenvolvimento de soluções em software sob medida

Sistemas de Informação

Serviço de Infraestrutura

Projetos de redes elétricas e lógicas

Serviços de Infraestrutura

Serviços de Rede

Serviços especializados de rede

Serviços de Rede

Assistência Técnica

Suporte e assistência técnica

Assistência Técnica

Versão 2019 do portal Matrículas Amazonas já está no ar

Pais e responsáveis já podem acessar a versão atualizada do Portal Matrículas Amazonas, no endereço www.matriculas.am.gov.br. O novo site, desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM), utiliza a tecnologia PWA que permite a mesma experiência ao usuário, independente do dispositivo em que ele esteja acessando: computador, tablet ou celular. Com a inovação, não será mais necessário baixar um aplicativo para realizar a matrícula pelo smartphone.

Em 2018, os técnicos da PRODAM registraram 20 mil acessos ao Portal da Matrícula nos primeiros cinco minutos após a liberação do sistema. Planejando um aumento dessa demanda, a Empresa investiu no desenvolvimento de um novo Portal, mais moderno, funcional e objetivo, disponibilizando uma aplicação mais simples e agradável à população que deseja se matricular no próximo ano letivo na rede pública de ensino (estadual e municipal).

Cadastro – A partir de hoje (11/12), os responsáveis devem realizar o cadastro no novo site, inserindo nome, e-mail, cpf. Também é recomendável que o responsável faça o registro dos estudantes que serão matriculados para o ano letivo de 2019. “Caso o aluno não seja da rede pública de ensino, o processo é igual. Primeiro o responsável se cadastra e em seguida faz o cadastro do estudante que está migrando da rede privada”, explica o diretor presidente da  PRODAM, Fábio Naveca.

Seguindo o calendário de matrícula emitido pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, o sistema será liberado para realizar a reserva das vagas primeiro para alunos que desejam transferência (9 a 11/1/2019), seguido dos alunos novos com deficiência (14 a 15/1/2019) e, por fim, para os novos alunos (16 a 18/1/2019). Em todos os casos, o sistema será sempre liberado à meia-noite.

Depois que o sistema for liberado, o responsável deverá logar no site e pesquisar as vagas disponíveis por bairro e por nível de ensino para, então, matricular os estudantes que cadastrou. Após escolher a escola, aparecerá uma tela solicitando a confirmação dos dados dos alunos. Caso esteja tudo correto, aparecerá a notificação de “reserva realizada com sucesso”. Para efetivar a matrícula, os responsáveis devem levar os documentos dos estudantes em qualquer escola da rede pública, até três dias após realizar a reserva.  

Modernização da infraestrutura

Além das inovações no processo da matrícula e no novo Portal, em 2018 a PRODAM investiu também na modernização do seu parque tecnológico, por meio da adoção de uma nova infraestrutura de T.I, hiperconvergente, que proporciona o aumento de desempenho no processamento das soluções hospedadas no ambiente da Empresa.

Os sistemas de educação que envolve matrículas, diário digital, supletivo eletrônico, entre outros, foram escolhidos para serem o carro chefe dessa mudança por representarem  63% do volume total de informações processadas no Datacenter da PRODAM e por serem as soluções que possuem o maior número de clientes acessando simultaneamente, com aplicações que também são utilizadas pela população, como o sistema de matrícula e o portal educacional. “Os benefícios da modernização já serão sentidos pela população durante o processo de matrículas”, garantiu o diretor presidente da PRODAM, Fábio Naveca.

Lançamento

O lançamento oficial do novo site aconteceu hoje (11/12), quando o Governo do Estado e Prefeitura de Manaus divulgaram o calendário de matrículas  e o número de vagas disponíveis na rede pública de ensino, para 2019. Somente para as escolas da rede pública estadual, o Governo Amazonino Mendes, por meio da Seduc estima ofertar 143.060 novas vagas, sendo que 10.215 são para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; 17.109 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); 50.841 das vagas são para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e 64.895 para o Ensino Médio.

Já a Semed, vai ofertar para o ano letivo de 2019, 40.169 mil vagas para alunos novatos. Para a Educação Infantil serão ofertadas 27.617 mil novas vagas e para o Ensino Fundamental, 12.552 mil.