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UEA divulga relatório sobre ferramenta online desenvolvida pela PRODAM

A Universidade do Estado do Amazonas – UEA divulgou relatório sobre os benefícios da ferramenta eletrônica online PIT/RIT utilizada há quase dois anos para mapear e controlar as atividades executadas pelos professores durante o período acadêmico. O Plano Individual de Trabalho (PIT) e o Relatório Individual de Trabalho (RIT) foram desenvolvidos pela PRODAM para tornar a tarefa diária dos docentes mais prática e controlada de forma digital.

De acordo com um relatório sobre o PIT/RIT divulgado pela Pró-Reitoria de Planejamento da UEA, da Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Institucional (CAAI), em 2017 foi realizado um trabalho com docentes das unidades acadêmicas no sentido de propor ao Conselho Universitário – CONSUNIV “uma resolução que tratasse das atividades a serem realizadas pelos docentes e o cômputo semanal de cada uma delas”, como é citado no documento.

Após reuniões com o Conselho e aprovação de proposta, tornou-se obrigatório o preenchimento das informações pelos docentes, sendo que cada professor já sabe hoje quais informações deve incluir no sistema. Entre os principais benefícios da plataforma levantados pela reitoria estão: – a possibilidade de se saber quantos docentes atuam em cada unidade acadêmica e suas cargas horárias; – a maior participação dos docentes em atividades extraclasse; – o conhecimento por parte dos professores da importância do PIT e do RIT para a Instituição; e – o suporte ao processo de decisão da gestão acadêmica.

“O principal ganho do sistema é o controle da gestão sobre as horas trabalhadas pelo professor”, contou o colaborador Jonatas Costa (DIDES), que esteve à frente do desenvolvimento do projeto. Ele explicou que, além de mostrar o tempo máximo e mínimo em sala de aula, o PIT/RIT online também informa as disciplinas, atividades extraclasse, projetos de pesquisa, participação em eventos e outras informações do professor, que devem ser preenchidas e validadas pela gestão da faculdade.

Antes e depois – PIT/RIT

“Antes, toda informação era colocada em planilhas de Excel e tinha-se a dificuldade de viabilizar e analisar todos os dados preenchidos pelos professores. O PIT/RIT online veio como uma forma de controlar o planejamento e execução das atividades, sobretudo das cargas horárias dos professores. O aperfeiçoamento deste quesito trouxe uma visível economia para a universidade, pois diminuiu as contratações de professores substitutos”, afirmou.

Ao acessar a ferramenta online, o professor da instituição preenche as informações solicitadas, que casam diretamente com o sistema acadêmico de ensino da UEA, que incorpora as disciplinas e turmas. Após o preenchimento, os gestores podem aprovar as informações, ou, no caso de erros e possíveis ajustes, pedir para que os professores corrijam ou acrescentem dados.

De acordo com Jonatas, após a aprovação das informações solicitadas, os gestores podem gerar um relatório geral, que torna ainda mais prática a análise e o arquivamento desses documentos. “Nossa ideia é que, futuramente, esses dados se tornem públicos. Hoje a gestão está sobrecarregada fazendo toda essa verificação, e, ao tornar o PIT/RIT visível a todos, em especial aos alunos, qualquer um poderá questionar algum possível conflito de informação”, disse.