Manaus, 24 de Junho de 2018
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

PRODAM vai desenvolver plataforma digital para integrar serviços públicos do Amazonas e gamificação

O governador do Estado, Amazonino Mendes, lançou, no último dia 7/5, a futura plataforma de serviços digitais do governo, “Meu Amazonas”. O objetivo é reunir serviços e informações das principais secretarias estaduais em um só lugar, envolvendo ações para engajamento da população e produtividade do Estado, tudo no smartphone ou tablet.

O projeto nasceu de um grupo de trabalho dentro da Casa Civil, que reúne os jovens empresários José Benchimol, Erick Bandeira, James Italiano e Paulo Pacheco. A partir de agora, esse grupo vai montar uma agenda de visitas para reunir o trabalho digital já realizado pelas secretarias, além de colher suas demandas. O grupo conta, ainda, com o suporte técnico da PRODAM, que ficará responsável pelo desenvolvimento das funcionalidades da plataforma.

O “Meu Amazonas”, nesta fase embrionária, apresenta duas áreas principais: o Bom Cidadão e o PAC Digital. O Bom Cidadão conterá seis áreas para o usuário navegar, entre elas o Novidades – um tipo de stories com notícias rápidas do que aconteceu recentemente no Governo do Estado, e a área Missões que deve ser gerida pelo grupo de trabalho e voluntários. Periodicamente, devem aparecer missões para o cidadão cumprir como por exemplo, registrar por meio de foto sua participação em uma corrida de rua ou em uma apresentação do Festival de Ópera, ou ainda, doando sangue. Esses registros serão validados pela equipe gestora da plataforma que liberará a pontuação do usuário que cumprir a tarefa.

Além disso, haverá a área Nota Fiscal – que objetivará incentivar o uso do CPF nas notas fiscais como forma de obter pontuação –, a Enquete – para incentivar a população a responder perguntas sobre as ações do governo, entre outras áreas.

Já o PAC Digital será a solução para o cidadão acessar os serviços de governo de forma eletrônica ou receber orientações de como proceder em casos de serviços que requeiram atendimento presencial com mais comodidade. Com o PAC Digital todo cidadão poderá ter sua vida facilitada evitando filas e deslocamentos através de serviços que podem ser realizados diretamente pela internet.

O ponto chave é envolver a população nessas ações por meio da gamificação. Cada ação realizada via plataforma “Meu Amazonas” dará ao usuário pontuação cumulativa que poderá ser trocada por benefícios.