Manaus, 19 de Novembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Colaboradores da PRODAM participam da Semana de Informática do IFAM

João Guilherme de Moraes (DITEL), Fábio Amoedo (GTCOM) e Kleitor Franklint (DQDES) representarão a PRODAM durante a Semana de Informática do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). João Guilherme vai apresentar, nesta quinta-feira (25), às 20h30 a palestra “Programa Amazônia Conectada – Uma Infraestrutura de Telecomunicações para a Região Amazônica”. Já Fábio e Kleitor, vão palestrar na sexta-feira (26), a partir das 19h30, as palestras “Transformação Digital” e “Engenharia de Software Lean Kanban”, respectivamente.

Fábio e Kleitor foram convidados para participar do evento acadêmico pelo colega João Guilherme, que é professor da instituição de ensino e membro da comissão da Semana de Informática. De acordo com Guilherme, por conta da temática do evento este ano, “Tendência de Pesquisa, Mercado e Inovação”, os nomes dos colaboradores foram prontamente cotados.

O tema da palestra de Guilherme é o programa “Amazonas Conectada”, idealizado por ele. O colaborador da PRODAM resolveu criar o projeto pensando em resolver a falta de infraestrutura de telecomunicações na região Amazônica, com a proposta de conectar municípios isolados, através de fibra óptica sub-fluvial.

“Já que não existem postes na floresta, optou-se pelo lançamento de uma rede de fibra óptica nos leitos dos rios, visto que os caminhos hidroviários são estradas naturais da região. Além disso, uma rota de cabo ao longo do leito do rio causaria menos danos ao meio ambiente do que a construção de uma estrada que cortasse a floresta, por exemplo”, explicou.

Durante a apresentação ele vai falar sobre como o “Amazonas Conectada”, que foi projeto de tese de seu doutorado, chamou a atenção de representantes do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) e começou a ser implantado no Estado a partir de setembro de 2014.

Na sexta, Fábio falará sobre como as transformações digitais e as tecnologias ajudam empresas a se tornarem mais produtivas. Palestrante em vários congressos, essa é a primeira vez que o gerente da GTCOM vai falar com a comunidade acadêmica. “Também é objetivo da palestra mostrar para os estudantes como as tecnologias digitais ajudam as pessoas a encontrarem empregos e maiores oportunidades, além de auxiliar os governos a prestarem melhores serviços à população”, disse Amoedo.

Em seguida será a palestra de Kleitor, mostrando aos acadêmicos como é possível utilizar o sistema Lean Kaban para entregar os softwares e tornar as equipes das empresas mais produtivas, domando o caos, dando visibilidade ao trabalho e criando fluidez.

“Além disso, serão abordadas mudanças nos modelos clássicos à realidade da engenharia do caos nas atuais organizações. Para mim a contribuição na Semana de Informática é bem pragmática, pela partilha focada em inovação e mercado, buscando expandir a visão dos participantes quanto a características e desafios da gestão de software no século XXI”, contou.

O IFAM está localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 1975, no Centro da cidade. As inscrições para assistir as palestras podem ser feitas no local, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível. Confira aqui outras informações sobre a programação do evento.