Manaus, 18 de Outubro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Fábio Naveca é o novo diretor presidente da PRODAM

  Fábio Naveca é o novo diretor presidente da PRODAM. O anúncio foi feito na semana passada pelo governador Amazonino Mendes e a posse oficial do novo diretor aconteceu hoje, nas dependências da empresa. Naveca possui graduação em Informática e é especialista em gerenciamento de empresas. Possui experiência em gestão pública de TI, adquirida quando coordenou a diretoria do departamento de suporte da Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Gestão Tecnológica da Prefeitura de Manaus, entre 2009 e 2011. Fábio também atuou na implantação do Sistema de Vigilância da Amazônia e em projetos de integração de tecnologias móveis. Antes de aceitar o convite do Governador para assumir a diretoria da PRODAM, Naveca exercia o cargo de Gerente de Planejamento e BI da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas.

Essa não será a primeira vez que Naveca trabalhará na PRODAM. Entre 2011 e 2014, ele exerceu o cargo de assessor da presidência, quando esteve à frente de projetos estratégicos da empresa relacionados principalmente às áreas de educação e segurança pública. “Já tive a oportunidade de trabalhar na PRODAM como assessor e agora retorno como diretor-presidente. Falei para o Governador que trabalhar com tecnologia é um desafio, mas sei que não estou sozinho nessa jornada, conto com a garra e a experiência dos 400 empregados da empresa”, disse.

Balanço

Na reunião de apresentação de Fábio Naveca e despedida de Márcio Lira

Márcio Silva de Lira assumiu a presidência da PRODAM em abril de 2015. Sua gestão foi marcada, principalmente, pela inovação, pela inserção da empresa em novos mercados e pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas que facilitam o acesso aos serviços públicos. A equipe liderada por Lira foi responsável por colocar no ar o aplicativo Matrículas Amazonas, utilizado por 26% dos pais e responsáveis para fazer a matrícula da rede pública estadual e do município de Manaus em 2017. Com base nessa experiência de sucesso, a PRODAM disponibilizou, em 12 de setembro deste ano, o aplicativo Amazonas na Palma da Mão. A solução, inédita no país, oferece a cada cidadão amazonense uma identidade digital e torna possível acessar serviços de diferentes áreas de governo de maneira fácil e rápida, por meio do celular.

Uma das principais estratégias adotada pela PRODAM para enfrentar a grave crise econômica pela qual passou governo do Amazonas, nos últimos dois anos, foi aumentar o faturamento junto ao mercado privado. Para isso, algumas mudanças foram feitas no portfólio da empresa, que conquistou clientes de peso como a TV Lar, uma das maiores varejistas da região. Em 2015, a participação do mercado privado no faturamento da PRODAM foi de 5,02% e, em 2016 5,94%. A meta é encerrar o ano com 12%.

Foi também nessa gestão que o Amazonas consolidou a sua política de transparência, fazendo uso consolidado de tecnologia, com a publicação do Portal de Transparência do Amazonas (transparência.am.gov.br). No site é possível acompanhar as receitas e as despesas do Poder Público e dos órgãos governamentais, além dos repasses de recursos entre eles. Também estão disponíveis informações sobre contratos, licitações, compras e salários de servidores públicos. Outro recurso que o site apresenta é um gráfico com a relação dos órgãos e dos funcionários que mais utilizaram passagens e receberam diárias do governo.

“Agradeço a oportunidade de ter estado à frente da PRODAM nesses dois anos e seis meses por tudo que aprendi e pela oportunidade de trabalhar ao lado de profissionais incríveis. Realmente acredito que a tecnologia é capaz de transformar a vida das pessoas e espero que a PRODAM continue contribuindo para isso”, disse Lira.