Manaus, 18 de Outubro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Estudantes do Summer Internship da Vetor Brasil fazem estágio na PRODAM

Usar o conhecimento adquirido em universidades estrangeiras para ajudar a construir soluções de grande impacto social para problemas comuns da gestão pública. Esta é a proposta do programa de estágio Summer em Gestão Pública que a PRODAM aderiu em parceria com a Vetor Brasil. O programa, não remunerado, é voltado para estudantes, de graduação e pós-graduação, brasileiros que estudam em universidades estrangeiras.

Na prática, estes estudantes, que estão morando no exterior, vêm ao Brasil, durante as férias de verão, para auxiliar  organizações públicas, por no máximo 12 semanas, a desenvolverem projetos inovadores em áreas como educação, desenvolvimento econômico, gestão financeira e tecnologia.

Os dois estudantes selecionados para atuar na PRODAM foram Daniel Mandebaum, que está cursando o terceiro ano do curso de Filosofia, Economia e Ciências Políticas na Hebrew University of Jerusalem, e Flávia Cerruti, formada em administração pela Insper e, atualmente, cursando pós-graduação em Gestão da Inovação Social, no Instituto Amani, no Kênia. Ambos já começaram a trabalhar e ficarão as próximas oito semanas desenvolvendo atividades na PRODAM.  Na prática, estes estudantes, que estão morando no exterior, vêm ao Brasil, durante as férias de verão, para auxiliar  organizações públicas, por no máximo 12 semanas, a desenvolverem projetos inovadores em áreas como educação, desenvolvimento econômico, gestão financeira e tecnologia.

  Para o diretor presidente da PRODAM, Márcio Lira, a parceria com o Vetor Brasil traz inúmeros ganhos para a PRODAM e para a gestão pública no Amazonas. “Os estudantes selecionados fazem parte de um grupo de elite, formado por jovens com uma formação acadêmica impressionante. No entanto, o que realmente agrega valor a eles é a vontade e a determinação de contribuir para melhorar a gestão pública no país”, afirmou.

Projetos Prioritários

  Os dois trainees estão atuando em projetos estratégicos na PRODAM. Flávia está locada na Divisão de Inovação e recebeu a missão de ajudar a identificar quais negócios, inteligências, produtos ou serviços para o cidadão podem ser gerados a partir da abertura de dados (conceito de Open Data – Governo Aberto) e/ou do uso dos dados para inteligência estratégica de modo que a PRODAM possa integrar sociedade, governo e mercado.

  Daniel, por sua vez, está lotado na Divisão de Produtos e Negócios e atuando no projeto PRODAM Presente, que tem o objetivo de levar acesso à internet a locais públicos de Manaus e região metropolitana, alinhado a um modelo de negócio que permita a sustentabilidade e manutenção do programa.

Vetor Brasil – Seleção

O processo acontece em parceria com universidades e organizações estudantis espalhadas pelo mundo e é feito em cinco etapas. Todo o processo é online e busca avaliar as competências e o potencial dos candidatos para atuarem com os desafios nos governos.

Os finalistas são indicados para os governos que realizam a entrevista final e contratam os estagiários para trabalharem em projetos que tenham duração de 8 a 12 semanas.

Durante este período, eles colocam a mão na massa em projetos estratégicos – para isso, contam com gestores extremamente inovadores e comprometidos com o desenvolvimento de pessoas. Os estagiários participam de treinamentos virtuais sobre temas específicos do setor público e desenvolvimento interpessoal, além de serem acompanhados pelo Vetor Brasil e terem acesso à rede da organização, composta de profissionais atuantes no setor público espalhados por todo o país.