Manaus, 20 de Novembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Amazonas na Palma da Mão

Diretor Presidente da PRODAM, Márcio Lira anuncia o lançamento do Amazonas na Palma da Mão

O governador David Almeida lançou nesta terça-feira, 12 de setembro, o aplicativo Amazonas na Palma da Mão, que já pode ser baixado em smartphones e tablets. Desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), nesta primeira fase do projeto, já estão disponíveis os serviços da área de trânsito e educação, além de notícias com foco na prestação de serviços. E, em breve, o aplicativo, segundo o governador, disponibilizará o acesso, via celular, a serviços de outras áreas do Governo, como segurança, saúde, produção rural, além do agendamento de serviços.

 “Nós estamos colocando à disposição da população, através desse aplicativo, a tecnologia aliada com a administração pública. Os pais vão saber da frequência dos seus filhos, as notas, o desempenho dos seus filhos. Aquele cidadão que precisa saber informações da sua carteira de habilitação, o seu carro com o IPVA e, posteriormente, nós vamos passar todos os serviços do Estado para este aplicativo, como os serviços do Ipaam, produção rural, nós temos também a Defesa Civil, a Amazonprev e a própria saúde”, explicou.

 Para ter acesso, o cidadão deve baixar o “App” direto da loja de aplicativos do seu celular. Nesta primeira semana, o aplicativo está disponível para usuários do Google Play (Android) e, posteriormente, em até uma semana, segundo o diretor-presidente da Prodam, Márcio Lira, para usuários da App Store (iOS).

 “O principal disso tudo é que é um cidadão com um único cadastro vai ter acesso a todos serviços da plataforma. O cidadão é chamado de motorista, de passageiro, de gerente, aluno, pai, mas ele é sempre um cidadão, é sempre uma pessoa que quer acessar os serviços públicos. E a entrega desses serviços utilizando uma tecnologia simples e barata dá uma solução eficaz para o cidadão. Com esse aplicativo o cidadão de maneira simples, vai ter os serviços disponíveis na palma da mão”, destacou.

 Nesta primeira versão, do Amazonas na Palma da Mão estão disponíveis os serviços de educação: consultas ao boletim escolar, histórico escolar e quadro de horário; e os serviços de trânsito: consulta de infrações de veículos, consulta da situação do veículo e consulta da pontuação da CNH. Também já está disponível uma área destinada exclusivamente às notícias sobre a administração pública estadual e campanhas institucionais, como por exemplo, campanha de vacinação.

 Os serviços disponíveis no site do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) podem ser acessados, também, na versão do Amazonas na Palma da Mão.

 “Hoje todos os serviços do Detran já estão disponíveis no nosso site e também estarão disponíveis no aplicativo e poderão ser acessados direto do celular. Nós já estamos organizando com a Prodam para em breve transferirmos todos os serviços. Inicialmente, o cidadão já pode consultar a pontuação e a situação do veículo e marcar agendamentos. O objetivo é facilitar a vida das pessoas e dos cidadãos”, destacou o diretor-presidente do Detran-Am, Leonel Feitosa.

 Modelo – O aplicativo, antes mesmo de ser lançado, segundo o governador David Almeida, já se tornou modelo e chamou a atenção de outros países. “É tão importante o que estamos fazendo aqui que três países já solicitaram essa tecnologia, essa plataforma: Estados Unidos, México e uma Universidade da Inglaterra. Quatro estados do Brasil já fizeram contato para que tenham acesso a esta plataforma de informação. E isso se faz com serviço público e gestão pública”, destacou o governador.

 Novos serviços – Nos próximos três meses, será disponibilizado no aplicativo Amazonas na Palma da Mão, o Diário Digital Eletrônico, solução que permite aos professores fazer o registro da frequência e o lançamento de notas dos alunos. “Assim que o Diário Digital for disponibilizado, o aplicativo vai enviar notificações informando aos pais e responsáveis se o aluno está em sala de aula”, disse o presidente da Prodam.

 Também estarão disponíveis ainda este ano o agendamento de serviços da área de trânsito (como a emissão da carteira de motorista) e os resultados dos exames de direção. Para 2018 estão previstos a emissão do boletim de ocorrência e o pagamento de taxas e multas do Detran, entre outros serviços.