Manaus, 19 de Novembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

PRODAM desenvolve projetos para o Programa de Gestão Integrada da Saúde do AM

gisDentro das próximas semanas, a PRODAM inicia o processo de levantamento de Tecnologia da Informação para a implantação inicial de um dos sistema que irá integrar e centralizar as informações na rede pública estadual de saúde. A ação faz parte do Programa de Gestão Integrada da Saúde (GIS) – lançado pelo governador José Melo no mês de outubro -, e a primeira unidade que passará pelo processo será o Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (ICAM). Nessa primeira fase, o sistema será implantado em sete unidades de saúde.

Com a integração do sistema, uma vez realizado o cadastro do paciente, o prontuário com informações das consultas, exames realizados, diagnóstico e agendamentos ficam acessíveis para os outros profissionais

De acordo com o assessor da presidência da PRODAM, Regis Muller, paralelo a isso, atualmente a empresa também está desenvolvendo outros projetos que fazem parte do GIS, entre eles, o aplicativo móvel Saúde Amazonas, previsto para ser lançado em fevereiro e que deve facilitar a vida da população que deseja saber qual a unidade de saúde mais próxima, além dos serviços e especialidades oferecidas.

Muller explica que o Programa foi planejado para ser entregue e executado por fases, de modo a produzir resultados já no início deste ano. Nas próximas semanas também será disponibilizado para a Central de Medicamentos o Painel de Situação de Estoques, que faz parte do projeto ´Cadeia Inteligente de Suprimentos’.

A ação deve trazer economia de até 30% para os cofres públicos do Estado, já que haverá um controle maior dos processos de compra e distribuição de medicamentos e outros produtos para a saúde. A previsão é que até setembro deste ano os sistemas já estejam em funcionamento em 31 unidades de saúde, além da Central de Medicamentos.

Para o desenvolvimento do GIS foi criado um comitê formado por médicos, enfermeiros, bioquímicos e administradores hospitalares que se reúnem com a equipe da PRODAM para discutir cada passo do processo.