Manaus, 22 de Agosto de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Aos 45 anos, PRODAM consolida vanguarda tecnológica com novo Datacenter

data center

Novo Datacenter da PRODAM (Foto: Nathalie Brasil)

Presente no dia a dia dos amazonenses oferecendo a mais avançada tecnologia, a Empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. –PRODAM completa, nesta sexta-feira (10), 45 anos de contribuição, representada em serviços de áreas como educação, saúde e trânsito, como a Delegacia Interativa, a emissão de carteira de identidade e a de motorista, o Supletivo Eletrônico, o atendimento informatizado em unidades de saúde e muitos outros.

Como parte da comemoração da data, a empresa apresentou o seu novo Datacenter, que é o complexo que armazena e processa os dados estratégicos dos órgãos e unidades do Governo e demais clientes. “O estado ganha, a população também, por contar com serviços com maior velocidade e confiabilidade”, afirma o diretor presidente da empresa, Márcio Silva de Lira.

Presidente da PRODAM, Márcio Silva de Lira

Presidente da PRODAM, Márcio Silva de Lira

Com área de 153 metros quadrados, projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados e ativos de rede, o espaço conta com infraestrutura moderna, abrigando 36 equipamentos e softwares.

O gerente de tecnologia da PRODAM, Salim David, disse que o projeto foi desenvolvido com capacidade de ampliação no futuro, visando a expansão dos negócios da empresa, principalmente para o setor privado e para outros estados da região. “A expectativa é poder aumentar o nosso nicho de mercado e ampliar a oferta de atendimento a curto prazo”, destacou.

Presente ao evento, o assessor da Presidência, Aristóbulo Angelim, funcionário da empresa desde 1975, quando entrou por concurso público como programador, acompanhou a evolução tecnológica dos últimos 40 anos. “A empresa significa muito em minha vida, sempre me dediquei muito a ela”, afirmou, durante a apresentação do Datacenter.

 Inovações desenvolvidas 

Diversas tecnologias oferecidas ao público contam com a marca da PRODAM. É o caso da Delegacia Interativa, que possibilita a qualquer pessoa realizar o registro de ocorrência de extravio/perda de objetos e documentos, acidente de trânsito sem vítima lesionada, furto e roubo pela Internet, sem sair de casa. O processo é simples e rápido. Desde que a Delegacia Interativa foi inaugurada, em 2012, ao todo 219.882 ocorrências já foram registradas, o que representa, em média, mais de 1.300 ocorrências por semana.

Na área educacional, o Amazonas sai na frente com o sistema mais completo do país. O Estado já realiza o processo de matrícula de forma automatizada há quase 10 anos. Nos últimos três anos, o Diário Digital, que substituiu as antigas pagelas, tornou-se uma realidade em todas as escolas da capital.

Além disso, o Sistema Eletrônico de Avaliação, o Supletivo Eletrônico, já possibilitou que 150.271 jovens e adultos, de todo o Estado, concluíssem o ensino e melhorassem a qualidade de vida, através de testes eletrônicos em plataforma touchscreen. O resultado sai na hora e o cidadão não paga nada por isso.

Alguns equipamentos que compõem o Datacenter

Mainframe zEnterprise EC12 – Trata-se de um dos sistemas mais seguros do mercado, com características incorporadas para cumprir requisitos de segurança. É um computador de grande porte, capaz de processar de forma segura a maior quantidade de informação.

6 bladesHX5 – São lâminas que, reunidas, se transformam em um conjunto de computadores que funcionam como servidores de compartilhamento de dados, tudo feito de forma virtual.

Storege DS8870 – Sistema de armazenamento em disco, projetado para atender as necessidades de ambientes de alto desempenho.

Sobre a Prodam

Sociedade de economia mista, de capital fechado, com controle acionário do Governo do Estado, a PRODAM foi criada pela Lei Nº 941, de 10 de julho de 1970, tendo iniciado suas operações em setembro de 1972. A empresa é vinculada, administrativamente, à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), de acordo com a Lei 2.783/2003.