Manaus, 19 de Setembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

PRODAM realiza Semana de Prevenção de Acidente de Trabalho

Com foco na saúde e na segurança de seus colaboradores, a empresa Processamento de Da-dos do Amazonas (PRODAM), órgão do Governo do Estado, já iniciou os preparativos para a realização da 15ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da PRODAM, o evento terá como tema este ano “Viva Bem, viva com saúde e segurança”. As atividades da SI-PAT acontecem no período de 20 a 23 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da empresa, localizada na Rua Jonathas Pedrosa, 1937, bairro Praça 14 de Janeiro.

A Sipat, neste ano, abordará assuntos variados, como ergonomia funcional, saúde bucal, câncer de mama, doenças sexual-mente transmissíveis (DSTs/Aids), doenças respiratórias e direção defensiva. Conforme Walmir Wallace Dalles, engenheiro de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM), a palestra sobre a direção defensiva tem o objetivo de fazer o condutor repensar seu comportamento no trânsito. Dalles vai abordar o trânsito atual e o que fazer para se defender caso aconteça algum problema, além de infrações e regras que devem ser cumpridas para garantir a segurança de motoristas e pedestres.

Também estarão em pauta temas como saúde do trabalhador, cuidados com a pele, alcoolismo e tabagismo, estresse e depressão, comportamento saudável (alimentação e atividade física), uso de EPI’S (Equipamento de proteção individual), prevenção de acidentes domésticos, drogas, ansiolíticos, calmantes e anabolizantes, além de segurança pessoal, que será o assunto principal do terceiro dia. O diretor técnico do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), Ari Edson Gomes Firmino, dará uma noção geral de segurança pessoal, especificamente como se comportar em saídas de banco, na rua, no trânsito e ao fazer compras. Também, como utilizar a carteira, o cartão de crédito e o dinheiro, em público, sem alardear os possíveis infrato-res presentes.

Para o diretor, divulgar técnicas de segurança pessoal é essencial nos dias atuais. “Depois de ouvir as dicas, o cidadão vai ficar mais atento aos infratores e às situações de risco. E em uma situação real, vai saber como se comportar e como não reagir para evitar um mal maior”, explica ele.

Impressa?o