Manaus, 27 de Abril de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Fábrica de Software da PRODAM completa sete anos

01Criada com o objetivo de otimizar o processo de implementação e construção de sistemas e aplicações web em linguagem java, a Fábrica de Software da PRODAM completa neste mês de fevereiro sete anos de atividades.

Composta por 10 projetistas, 18 desenvolvedores, dois supervisores e um chefe de divisão, a fábrica de software foi criada em 2007com o objetivo de mudar o paradigma do desenvolvimento convencional onde os que projetam são os mesmos que constroem a aplicação.

Conforme relata o chefe da Divisão da Fábrica de Software, José Salvador, a fábrica iniciou o seu trabalho como um setor de treinamento que funcionava em uma sala de aula. No início eram 12 estagiários e dois consultores terceirizados que trabalhavam na equipe.  “Alguns meses depois, com a inauguração do prédio da fábrica e com a chamada dos aprovados no concurso, foi montada uma equipe para atuar na construção de sistemas e aplicações web em linguagem JAVA. Em 2012, a fábrica também passou a desenvolver em PHP, ao incorporar novos colaboradores. Assim, a Fábrica de Software foi ganhando espaço na empresa”, relata Salvador.

Hoje, o setor conta com a Supervisão de Implementação (SPLEM), liderada pela colaboradora Katiane Gomes Cavalcante, e a Supervisão de Arquitetura de Software (SPARQ), liderada pelo colaborador Eduardo Costa. Ao todo, são 31 colaboradores que fazem da Fábrica de Software um projeto de sucesso na empresa.

A colaboradora Katiane Cavalcante explica como funciona o processo de desenvolvimento na fábrica. “Todo o processo de criação e desenvolvimento da Fábrica de Software precisa seguir detalhadamente as especificações que são feitas pelos analistas de outras equipes. Quando recebemos esses projetos, a equipe da SPARQ faz a leitura e o entendimento do que deve ser feito, desenvolve a arquitetura e repassa para a equipe SPLEM, que desenvolve o programa usando padrões pré-definidos”, explica.

IMG_8193

Equipe da Fábrica de Software da PRODAM

Dentre os produtos que já foram entregues pela Fábrica de Software os destaques do desenvolvimento em Java são o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), que continua a ser desenvolvido e aprimorado, e o Sistema de Planejamento do Estado do Amazonas (SPLAM), que já foi entregue e está sendo utilizado na sua versão final. Já na linguagem em PHP os produtos de destaque que foram desenvolvidos pela fábrica são o Sistema de Protocolo Web (SPROWeb), Sistema de Controle de Diárias e Passagens (SCDP), Sistema de Gestão de Material e Patrimônio (Ajuri) e a Prova Eletrônica.

Outro projeto que está sendo revisto em uma nova tecnologia, onde a equipe da fábrica irá aplicar os novos conhecimentos adquiridos depois de um curso promovido PRODAM, é a AADES, que deve ser reescrito e servirá como projeto piloto para que seja aplicada a tecnologia JSF, uma outra vertente do JAVA.

Pensando na melhoria de qualidade e da padronização do produto desenvolvido pela Fábrica de Software, também passou a ser utilizado o Sonar, ferramenta de verificação automática de código fonte e o resultado apresentado, 80%, supera o índice de padrão de escrita de código internacional, que é de 70%.

A equipe da fábrica, ainda pensando em aumentar sua área de atuação, também vem estudando a possibilidade de trabalhar com o desenvolvimento de outras tecnologias, entre elas o Android.