Manaus, 21 de Agosto de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Para atender aumento de demanda, PRODAM amplia o seu Data Center

10

Projeto do novo data center da PRODAM

A PRODAM está passando por uma nova fase de investimentos e modernização de seu data center. Um novo espaço, no centro administrativo da empresa, está sendo preparado para receber os novos equipamentos que vão ampliar a capacidade de processamento da PRODAM.

O Diretor Técnico Alexandre Guimarães explica que a construção do novo data center surgiu a partir do aumento da demanda de armazenamento e processamento, tanto por parte de órgãos do governo, como também de empresas da iniciativa privada. “Estamos acelerando a ampliação do nosso data center em função do crescente aumento da demanda de mercado por nossos serviços, inclusive de empresas do setor privado. A nossa expectativa é poder aumentar o nosso nicho de mercado e ampliar a nossa oferta de atendimento a curto prazo”, destacou.

Estrutura

O novo espaço do data center da PRODAM no Centro Administrativo não vai substituir o data center que já funciona hoje, conforme explica Salim David, analista da PRODAM responsável pela coordenação do projeto. “Vamos manter os dois ambientes porque o nosso objetivo é ampliar a capacidade de processamento que temos hoje. Por isso, estamos trabalhando para que a nova estrutura garanta o processamento de uma variedade de serviços e aplicações, tanto de plataforma alta como também de plataforma baixa”, destacou.

O novo ambiente terá 153 metros quadrados e vai contar com uma infraestrutura moderna e robusta para abrigar os novos equipamentos de alta tecnologia que estão sendo adquiridos.

A previsão para a conclusão da infraestrutura física é o final do mês de fevereiro. “Agora estamos concentrados em tornar o novo ambiente funcional, com toda a rede elétrica e lógica dentro dos padrões, piso elevado, climatização, câmeras de segurança, acesso biométrico. É uma operação complexa que envolve vários setores da PRODAM, e somente depois dessa etapa, nós vamos iniciar a instalação dos equipamentos e a migração dos dados”, informou Salim.

Equipamentos

Para equipar o novo Data Center, estão sendo adquiridos, ao todo, 36 novos equipamentos e softwares, entre eles storages, servidores blade, switch, além um novo mainframe da IBM, o zEC12.

A estimativa é que o novo data center duplique a capacidade atual de processamento na PRODAM e ofereça o triplo da capacidade de armazenamento em storages, além de aumentar em 100% a oferta de servidores de plataforma baixa.

Novo Mainframe

O zEnterprise EC12, a última geração de mainframes da IBM, é a mais nova aquisição da PRODAM para modernizar o seu data center. O zEC12 é um dos sistemas mais seguros do mercado, com características incorporadas para cumprir requisitos de segurança.

Em comparação com o ser antecessor, o Z10, o zEC12 apresenta um aumento de 34% na capacidade de processamento na plataforma CP (Central Processor) e 281% a mais na plataforma IFL (Integrated Facility for Linux). O novo mainframe também possui 512 GB de memória contra os atuais 144 GB do modelo Z10.

A previsão para iniciar os serviços de migração do IBM z10 para o zEC12 é até o mês de março.