Manaus, 12 de Dezembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Abep tem nova diretoria

01

Eleita nova diretoria da ABEP

Victor Murad,  presidente do  Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) foi eleito, hoje, presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais da Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e assumiu o cargo no lugar de Paulo Coelho, presidente do  Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj).

O processo eletivo, foi realizado na 125ª Reunião Ordinária dos Conselhos de Associadas  (ROCA), contou com representantes do conselho da entidade e teve a participação de dirigentes dos principais órgãos públicos estaduais de tecnologia da informação do país. O representante da PRODAM no encontro foi o Diretor Técnico Alexandre Guimarães.

Após agradecer a confiança ao cargo, Murad falou sobre os desafios para o seu mandato, entre eles, dar continuidade a todas as conquistas e avanços que a instituição teve nas gestões anteriores e adiantou alguns de seus propósitos, entre eles, trabalhar para que a ABEP esteja cada vez mais próxima de todos os órgãos federais e municipais que estão de, alguma forma, envolvidos com TIC. “Para isso vamos convidá-los para que tenham acento em nossas reuniões e também vamos buscar participar das reuniões dessas entidades. Trabalharemos para que tenhamos uma sinergia da TI pública como um todo”, diz o novo presidente.

Segundo o executivo, outro foco é que se tenha uma unidade ainda maior dentro da ABEP, proporcionando às associadas trocas de experiências e integração.  Estarão também em pauta, a continuidade dos workshohps, trabalhos com os diretores  administrativos para que tenhamos um projeto de registro de preços para compras corporativas, e também com os diretores técnicos para que tenhamos grupos técnicos que interajam  e propiciem que consigamos uma grande nuvem ABEP, para que possamos compartilhar investimentos tecnológicos e diminuir os gastos de cada entidade.

02.14 Roca

Representantes das entidades estaduais de TIC se reuniram em São Paulo

Para membros efetivos do Conselho Fiscal foram eleitos Alípio Diniz de Moraes Junior – da Prodap – AP, Daniel Nantes Abuchaim –  SGI – MS, Orlando Rodrigues – CEPROMAT – MT. Para suplentes ficaram Paulo de Souza Nunes Filho do PRODEB – BA,  Lucio Alberto Hansel da CELEPAR – PR e Rogério ETICE – Francisco Rogério Cristino – CE.

 Ao final da eleição o sentimento em comum entre a nova diretoria executiva era o de união para que a ABEP continue e avance na sua trajetória de ascensão e valorização da marca.

Prestação de contas

O ex-presidente da associação, Paulo Coelho,  agradeceu a oportunidade de presidir a ABEP e apresentou os principais projetos executados em sua gestão, como a nova comunicação da ABEP, que renovou a imagem institucional, com novos logo, site e linguagem, que em conjunto com uma maior presença nas redes sociais tem aproximado a instituição de seus públicos de interesse. O executivo falou também da importância em se manter a sinergia com todas as esferas de governo com uma participação efetiva nos assuntos em pauta e com iniciativas da ABEP como o 1º Workshop de conectividade, que aconteceu em Brasília com a presença de empresas privadas do setor e das três esferas governamentais.

Segundo Coelho, um dos destaques do último ano na ABEP foi a profissionalização da entidade, fazendo com que houvesse mais colaboração entre as afiliadas e com o objetivo comum de influenciar na adoção de políticas públicas que contribuam para a melhor prestação de serviços aos cidadãos.

Iteração com entidades municipais

A reunião contou com a presença de Marcelo Andrade Pimenta , Diretor de Infraestrutura e Tecnologia da Prodam de São Paulo, que representou as instituições municipais de tecnologia. Durante o espaço destinado ao relacionamento com entidades municipais, os participantes da Roca discutiram a importância de se identificar entidades mais bem estruturadas para representar as instituições das cidades e, a partir daí, articular e intensificar o relacionamento com as entidades estaduais afiliadas à ABEP.
Os executivos foram unânimes quanto aos benefícios desse modelo, pois quanto mais integradas forem as esferas, maiores as chances de se atingir o objetivo comum que é de prestar o melhor serviço ao cidadão.

Parceiros

O encontro ainda contou com a apresentação de empresas de TI parceiras da ABEP. Representantes de cada uma das empresas tiveram a oportunidade de apresentar sua atuação no mercado e as possibilidades de ferramentas existentes. Entre outras soluções para gestão pública, foram apresentadas soluções em data center, corporativas e da indústria nacional para redes de alta performance, além de gerenciamento de documentos.

Uma novidade da Roca foi a “Interactive Room”, espaço onde representantes das empresas de tecnologia  e das afiliadas da ABEP estiveram à vontade para fazer network e trocar experiências.

Sobre a Abep

Criada em 1977 a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação – ABEP é uma entidade de apoio institucional às associadas e atua na promoção e fortalecimento da cooperação entre elas. Entre seus principais objetivos estão: fomentar a informática pública como ferramenta de aumento de produtividade do Estado, disponibilizando informações e serviços no atendimento ao cidadão; integrar e compartilhar esforços e recursos da informática e informação entre os Estados, e desses com os governos Municipais e Federal; difundir a tecnologia nacional, representar e defender os interesses da Informática Pública; manter intercâmbio com associações congêneres nacionais e internacionais e cooperar com os organismos encarregados da formulação política, padrões e normas de informática.

A ABEP promove reuniões e divulgações de informações, em seus três fóruns setoriais: Conselho de Associadas, Fórum de Diretores Administrativos-Financeiros e Fórum de Diretores Técnicos. Atua ainda na realização anual do SECOP – Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública e do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), bem como no intercâmbio com entidades públicas e privadas na promoção e disseminação de soluções junto à comunidade além de ser também uma referência na elaboração de leis e normas para a informática.

Sobre as Associadas

As entidades, associadas da ABEP, atuam na busca da modernização administrativa, aliada à qualidade e produtividade dos serviços que os governos estaduais prestam à sociedade em setores como os de educação, saúde, transportes, segurança pública, habitação, entre tantos outros. Estruturadas como sociedades de economia mista ou outra forma jurídica de organização, as entidades estaduais de informática procuram, constantemente, a reciclagem tecnológica, apresentando as melhores soluções ao administrador público no seu processo diário de tomada de decisão, contribuindo para a racionalização dos serviços prestados a comunidade.

Fonte: ABEP