Manaus, 21 de Agosto de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Analista de sistemas da PRODAM apresenta artigo durante evento em Washington D.C. (EUA)

DSC021812

Stones Junior falou sobre técnicas de simulação durante a Winter Simulation Conference

O analista de sistemas da PRODAM Stones Junior apresentou um artigo durante o evento “Winter Simulation Conference” (Conferência de Inverno sobre Simulação), que aconteceu no período de 8 a 11 de dezembro, no J.W. Marriot Hotel, em Washington D.C. (EUA).

O trabalho desenvolvido tinha como tema Stochastic Simulation Techniques Applied Stamping Industry and Metal Artifacts of the Industrial Pole of Manaus PIM (Técnicas de Simulação Estocástica Aplicada na  Indústria de Estamparia e Artefatos de Metal do Polo Industrial de Manaus). O analista de sistemas da PRODAM explica que o trabalho foi elaborado com o foco em resolver problemas como, por exemplo, o tempo de resposta ou até mesmo a quantidade de pessoas que são necessárias para determinada atividade.

“É um método que vale para qualquer segmento ou porte empresarial, não apenas para a indústria, mas um micro empreendedor ou uma grande empresa pública tem os mesmos problemas, o que muda é apenas a escala”, destaca o técnico.

Ele acrescenta que quando há dados disponíveis, como é o caso que encontramos em sistemas de gestão nas empresas, é possível simular cenários diferentes sem alteração real no sistema estudado antes de qualquer mudança definitiva. Esse tipo de ferramenta ajuda os gestores a tomar decisões baseadas nas variáveis que julgam ser as mais importantes.

“No nosso caso, a taxa de ocupação de até 75% para processos específicos e a diminuição da fila em determinadas atividades foi o que motivou o nosso estudo”, salientou Stones. Ele acrescenta que a simulação aliadas as ferramentas disponíveis são elementos que podem auxiliar a alta gestão.

A técnica foi baseada na “Simulação Montecarlo”, que permite ver todos os resultados possíveis de suas decisões e avaliar o impacto em termos de risco. Isso possibilita ao gestor tomar as melhores decisões em situações de incerteza.

“E caso ele utilize dados como o do censo, utilizando essa técnica, podemos criar populações e simular o comportamento de seus veículos além do trânsito de todo sistema de transporte de uma cidade com milhões de habitantes, sempre com o objetivo de analisar as mudanças no trafego de veículos em grandes avenidas e até mesmo prevendo o impacto de possíveis imprevistos, como acidentes e congestionamentos em potencial”, salientou Stones Junior.

O diretor presidente da PRODAM, Tiago Paiva, declara que a participação de um colaborador em um evento internacional vem para reafirmar o compromisso da empresa em oferecer qualidade no serviço prestado aliado a uma equipe de profissionais altamente qualificados.

Sobre o evento

A Winter Simulation Conference acontece anualmente, reunindo todas as iniciativas na área de simulação de sistemas no mundo. Este ano, teve como tema  “Simulation: Making Decisions in a Complex World” (Simulação: Tomada de Decisões em um Mundo Complexo). “Enquanto o mundo fica mais complexo, mais decisões tomamos (diariamente), muitas delas sem qualquer base científica ou apenas utilizando da experiência, algo que pode ser aperfeiçoado com estudos de caso como este”, concluiu o analista de sistemas.