Manaus, 22 de Setembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Equipe de Teste de Software da PRODAM promove treinamento para aperfeiçoar suas atividades

IMG_7005

Equipe de Teste de Software

A Supervisão de Testes de Software (SPTSO) promoveu dois cursos, neste mês de dezembro, para preparar seus colaboradores a desenvolver um trabalho de excelência. Os cursos “Projetando Casos de Teste” e “Implementando Projeto de Teste” foram realizados entre os dias 2 e 19 de dezembro, e ministrados pelo supervisor da SPTSO, Kleitor Franklint Correa Araújo.  

Depois do término de tempo de estágio de dois colaboradores e da adesão de mais dois funcionários à sua equipe, o setor considerou que realizar novos treinamentos era de suma importância, tanto para a capacitação dos que estão chegando agora como também para atualizar os colaboradores que continuam no setor. “É bom que a equipe continue falando a mesma língua, e os cursos servem para isso, manter a equipe em sintonia”, destacou Kleitor.

O curso “Projetando Casos de Teste” tem como objetivo desenvolver no analista de testes os conhecimentos, características e estratégias essenciais para que os casos de testes sejam escritos, pois estes são o núcleo do teste de software. O segundo curso “Implementando Projeto de Teste” apresenta estratégias de projetos de testes, mensuração de recursos, estratégias de times e de trabalho, além de detalhar mais sobre ferramentas para o teste de software.

Sobre o setor

A Supervisão de Teste de Software foi implantada na PRODAM em 2008 e hoje possui uma equipe de 12 colaboradores. A SPTSO avalia a qualidade dos produtos da PRODAM e para isso trabalha com os testes de software em três áreas. Uma delas é o teste funcional, onde é avaliada a funcionalidade do produto de acordo com a demanda do cliente e suas especificações técnicas. Outra área é o teste de desempenho, quando o produto é exposto a determinadas características de estresse e assim verificar a resposta do produto. E ainda o teste de segurança, que avalia a vulnerabilidade com o intuito de entregar um produto seguro e de confiabilidade.

Na PRODAM, são testados prioritariamente os novos produtos, cada um de acordo com a agenda que deve contemplar o melhor momento possível para a avaliação do produto, no entanto, todos os produtos são testados, respeitando a agenda e dentro das possibilidades de escopo, prazo e risco de cada produto recebido. A empresa também realiza testes de produtos de terceiros. Quando estes são hospedados na PRODAM, eles precisam passar, no mínimo, por testes de segurança.