Manaus, 19 de Novembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

PRODAM segue com capacitação em Gerenciamento de Processos

Ismael Benigno e Mário Augusto em treinamento BPMN. No centro, o instrutor André Menelau, da Innovo Group

A efetividade dos processos determina a efetividade da organização. Este é o ponto de partida do Business Process Modeling (BPM), metodologia amplamente difundida em organizações de ponta. Como parte da capacitação de sua equipe em um novo modelo de negócios e serviços, a Supervisão de Organizações e Métodos da PRODAM (SPOEM) participou do curso de Modelagem de Processos em notação BPMN, com o uso do Bizagi Process Modeler, nos últimos dias 9 e 10 de dezembro, em Recife – Pernambuco.

Buscando aperfeiçoamento nas técnicas de modelagem e análise de processos, os colaboradores Ismael Benigno e Mário Augusto se uniram a gestores e servidores de órgãos públicos de Pernambuco nos quais a aplicação do BPM já é realidade. A metodologia consiste em levantar e modelar processos, próprios ou de clientes, e utilizar ferramentas e técnicas de análise que ajudem na busca de melhorias destes processos. Ferramenta escolhida para o treinamento, o Bizagi é um dos softwares de modelagem de processos mais populares do mercado.

O aplicativo já vem sendo usado pela SPOEM há alguns meses. A expectativa da equipe é o treinamento no módulo de simulação de cenários oferecido pelo Bizagi, funcionalidade ainda recente no software, e que permite a comparação entre indicadores como tempo, custos e resultados entre variantes do mesmo processo, sem a necessidade de se alterar o processo real antes disso.

Na transição entre técnicas tradicionais de organização e métodos e o foco nos processos dos clientes, a SPOEM vem intensificando o investimento na capacitação de sua equipe para um cenário em que processos são comumente desprezados. “A mudança dessa cultura reativa para o conhecimento dos processos é um desafio que a SPOEM enxerga como grande oportunidade de negócios para a PRODAM”, avalia Ismael, supervisor da equipe. Para Mário, “o mapeamento e a análise dos processos dos clientes da PRODAM servirão de insumo para equipes de desenvolvimento nas diversas áreas de atuação da empresa”.

Hoje há, na região Norte, apenas um profissional certificado pela ABPMP Brasil – Association of Business Process Management Professionals–, entidade que, na área de processos, é paralela ao PMI no mundo do Gerenciamento de Projetos.

Com trabalhos entregues e homologados junto a clientes da área de educação e de saúde em Manaus, o serviço de mapeamento e análise de processos da SPOEM vem sendo formatado para o portfólio da empresa e já mostrou ser importante para que o serviço prestado ao contribuinte não seja apenas prestado, mas prestado e medido de forma eficiente.