Manaus, 12 de Dezembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

PRODAM já está preparada para matrículas 2014

01

Portal de matrículas já está no ar para o pré-cadastramento dos alunos

Equipes da PRODAM já estão preparadas para dar todo o suporte necessário às secretarias de educação do Estado e Município durante as matrículas do ano letivo de 2014, que iniciam no próximo dia 20 de dezembro. O Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam) foi avaliado, testado e atualizado para que o período de matrícula aconteça sem imprevistos.  O portal de matrículas (www.matriculas.am.gov.br) também já está no ar para o pré-cadastramento dos alunos.

O Sigeam foi desenvolvido pela PRODAM e tem uma base de dados centralizada e atualizada continuamente, permitindo as secretarias de educação um efetivo controle das atividades nas escolas, da vida escolar dos alunos, dos recursos docentes e do planejamento, assim como o gerenciamento de matrículas.

O analista de TI da PRODAM, Aquiles Ventilari, da Supervisão de Sistemas de Educação (SPEDU), explicou como a PRODAM se organizou para esse período de matrícula. “Nós preparamos o sistema para as matrículas de 2014 antecipadamente. Desde outubro foram feitas reuniões para verificar as condições e apontar melhorias no sistema, após essa etapa o SIGEAM e o site de matricula foram atualizados e a pedido das secretarias já está no ar para o pré-cadastro de alunos” contou.

“Além disso, existe uma equipe da PRODAM que durante esse processo de matrícula, fica disponível para as secretarias, dando suporte técnico de hardware e software, e também foi disponibilizada para cada órgão uma linha direta, para sanar qualquer imprevisto que aconteça no decorrer das matrículas”, acrescentou o analista.

As secretarias Municipal (Semed) e Estadual (Seduc) de Educação integraram sistemas para realização de matrículas para o ano letivo de 2014. No momento o site da matrícula está aberto apenas para receber os dados cadastrais dos alunos que desejam ingressar na rede pública de ensino. O período de pré-cadastro foi aberto em novembro e as matriculas serão iniciadas no dia 20 de dezembro. O ano letivo da rede pública do Estado sofrerá modificações devido o calendário da Copa do Mundo.

Em 2013, quase 9.500 alunos utilizaram o site de matrículas para fazer o cadastramento e reservas de vagas nas escolas estaduais. Este ano, 99% das escolas municipais estão integradas ao sistema de matriculas. Com isso, os pais dos alunos terão mais uma opção para atendimento, que poderá ser feito na própria escola ou pelo site de matrículas.

O número de visitas no site de matrícula chegou a mais de 10 mil somente nos primeiros seis dias do mês de dezembro, um dado positivo que comprova a aceitação do sistema pelos usuários. “Esperamos um número de acessos superior esse ano porque mais escolas estão integradas ao Sigeam. Também esperamos um aumento no número de acessos ao site em função das otimizações que fizemos para facilitar o seu uso pela população, que não precisará sair de casa para reservar vaga, evitando as filas”, finaliza o analista.