Manaus, 27 de Junho de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

SQSI 2013 superou expectativas da organização

Realizada entre os dias 11 e 14 de novembro, a Semana da Qualidade e Segurança da Informação (SQSI) teve avaliação positiva pela equipe de organização. Com 13 palestras e um minicurso na programação, a SQSI 2013 atendeu as expectativas dos participantes e palestrantes.

De acordo com a líder de projetos de certificações de segurança da PRODAM e uma das organizadoras do evento, Lilian Gibson, o número de participantes da SQSI 2013 foi de aproximadamente 300 pessoas, sendo 50% de participações de colaboradores e terceirizados da PRODAM e 50% de participantes externos, entre eles: órgãos do governo do estado, forças armadas, estudantes, empresas privadas e particulares. A somatória de cada palestra contabilizou 679 presenças durante todo o evento.

“Desta forma, temos uma participação de 38% somente dos colaboradores da PRODAM no evento. Se comparados aos percentuais de participação de 24% em 2011 e 16% em 2012, temos um aumento de 60% na participação interna em relação a 2011 e de mais de 100% quando comparado à presença obtida no ano de 2012”, comparou Lilian.

Ainda de acordo com os dados, a SQSI 2013 teve uma média de 50 pessoas em cada palestra, tendo esse número elevado para 70 participantes nas palestras mais concorridas. Numa escala de A à D, os dados apontam que 90% das palestras foram avaliadas com conceito A e B, resultando em uma nota 9,28 na avaliação geral do evento feita pelos participantes.

Este ano o evento teve a participação de palestrantes externos de qualificação e renome nacional. Entre eles o minicurso de IPV6, ministrado pelo gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.BR, Antônio M. Moreira, e as palestras da Oficial de Inteligência da ABIN, Bárbara Lima, da advogada do Escritório Opice Blum, Camilla do Vale Jimene e do Assessor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Alcimar Sanches Rangel.

A participação de palestrantes da PRODAM, de acordo com a organização evento também contribuiu para o resultado positivo da SQSI 2013, abordando temas atuais como cenário de ameaças internacionais, novas tecnologias para o desenvolvimento da segurança. Os palestrantes internos puderam apresentar aos participantes, principalmente os externos, o funcionamento e os procedimentos de segurança adotados na empresa.

O supervisor de teste de software da PRODAM, Kleitor Franklint, ministrou três palestras e fez uma avaliação sobre a SQSI 2013. “Foi um evento alegre, bem organizado que aproximou as pessoas à PRODAM, com temas muito interessantes e extremamente atrelados à realidade tecnológica da proposta do evento e a algumas necessidades atuais do mercado”, frisou.

Entre os colaboradores que estiveram presentes, está o programador Wandercleber Oliveira, que assistiu à palestra sobre Desenvolvimento Seguro de Aplicações, ministrada pelo chefe da Fábrica de Software da PRODAM, José Salvador, “A palestra serviu para mostrar o grau de qualidade e segurança no desenvolvimento de software e conscientizar profissionais e clientes que esta preocupação é constante desde o início do processo”, relata.

Para Lilian, a SQSI 2013 obteve boa aceitação porque abrangeu os setores de infraestrutura e tecnologia, desenvolvimento, além da área administrativa. “Nós tivemos seis palestras, aprofundando o tema de desenvolvimento de softwares e segurança, baseados no programa de qualificação do desenvolvedor da PRODAM, para que eles pensem na segurança da informação como prioridade desde o início dos projetos”, destacou.

Confira a galeria de imagens do evento.

Confira algumas das apresentações da SQSI 2013.