Manaus, 27 de Junho de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Governo do Estado, Seduc e Prodam lançam Portal Educacional do Amazonas

kjduusAs informações referentes à vida escolar dos alunos da rede estadual de ensino –  como boletins de notas, histórico, horário das aulas e dados do cadastro de matrículas -, estão disponíveis, a partir dessa terça-feira (08), no novo Portal Educacional do Amazonas. A ferramenta, desenvolvida pela Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), foi lançada na manhã de ontem (08), durante coletiva de imprensa, na Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, no bairro Morro da Liberdade. Participaram do evento o vice-governador José Melo, o secretário de educação Rossieli Soares, o diretor-presidente da Prodam Tiago Paiva, e o deputado estadual Sidney Leite, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas, da Assembleia Legislativa do Estado.

Segundo Rossieli Soares, as informações contidas na base de dados do Portal são de acesso restrito ao estudante e seu parente ou responsável. “Para acessar o portal é preciso cadastrar login e senha. A página é bem explicativa e, no primeiro acesso, o usuário fica atento ao passo a passo para aquisição do login”, explica o secretário. Tiago Paiva, presidente da Prodam, lembrou também que as informações além de serem sigilosas são compiladas no portal de forma segura para evitar o acesso de hackers ou de qualquer outro indivíduo que tente obter dados indevidos. “Elaboramos um banco de dados com códigos de segurança para bloquear qualquer uso indevido. As informações só podem ser obtidas por pessoas cadastradas no portal e, no caso dos responsáveis, só para aqueles que constam na documentação de matrícula dos alunos”, reforça.

O vice-governador José Melo, ao citar o crescimento do Amazonas, destacou a importância da educação para o progresso do Estado. Para ele, o Portal Educacional é uma ferramenta importante para os pais que precisam acompanhar de perto o crescimento intelectual dos estudantes. “A correria do dia a dia, o trabalho e as dificuldades que enfrentamos, muitas vezes, nos afastam da convivência escolar dos nossos filhos. Acompanhá-los é uma forma de incentivo e o portal traz as ferramentas precisas para os pais ficarem por dentro do que se passa na escola. Só quem detém o conhecimento pode chegar ao ápice dessa pirâmide do progresso”, pontua.

O Portal Educacional do Amazonas pode ser acessado pelo endereço eletrônico (portaleducacional.seduc.am.gov.br) ou ainda por meio de um link no portal da Secretaria de Educação (www.educacacao.am.gov.br). No próximo ano, mais um recurso será disponibilizado para os pais. Ainda no primeiro semestre, de acordo com o secretário Rossieli Soares, haverá uma ferramenta de consulta online onde será possível acompanhar a frequência dos estudantes. “Os pais poderão saber os horários das aulas e também conferir se o aluno participou dela. Futuramente, os professores também irão disponibilizar os diários de classe”, afirmou.