Manaus, 19 de Novembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Sigeam é destaque na 1ª Semana de Informática do Ifam

IMG_3591

Estande da Seduc apresenta os sistemas educacionais desenvolvidos pela PRODAM

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está com um estande na Semana de Informática do Ifam, campus Zona Leste, apresentando diversos produtos educacionais, entre eles o Sistema de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam). O evento começou na última quarta e prossegue até esta sexta-feira (27). A Prova de Supletivo Eletrônica, o Diário Digital, a Matrícula Online e a Lousa Digital são algumas das ferramentas que estão sendo apresentadas aos alunos que participam do evento.

O Analista de TI PRODAM, Alan Laranjeira, que está dando suporte técnico para a Seduc durante o vento, destaca a importância de divulgar os produtos da PRODAM. ”Os sistemas desenvolvidos pela PRODAM, para a Seduc, estão servindo de modelos para secretarias de ensino de outros estados. No próximo mês, uma equipe da Bahia virá a Manaus para conhecer o funcionamento desses sistemas para tê-lo como base na implantação de projetos semelhantes a estes desenvolvidos pela PRODAM”.

Para as professoras Graça Pereira e Tanamara Cerqueira que acompanham a equipe da Secretaria de Educação, as ferramentas desenvolvidas pela PRODAM para a secretaria contribuíram para dar celeridade aos processos que antes eram burocráticos e para facilitar o trabalho de professores e gestores de escolas da rede pública.

O Sigeam é um exemplo dessa celeridade citada pelas professoras. Por ser um sistema integrado aos demais sistemas da área escolar da Seduc, ele permite a localização de dados de alunos e professores da rede municipal e estadual de ensino, descentralizando o atendimento e com isso dando a secretaria maior controle sobre a gestão em menor tempo. O Sigeam hoje está em funcionamento em todas as escolas da rede pública de ensino, na capital e no interior, sua base de dados está centralizada no mainframe da PRODAM.

O técnico de suporte da Seduc, Helder Arce, está responsável por expor o funcionamento da ferramenta Diário Digital, que auxilia o professor no lançamento de frequência, notas e conteúdo ministrado em aulas. “Essa ferramenta está disponível em 25 escolas estaduais em Manaus, uma em Parintins e aos poucos será implantada em todas as escolas da rede”, afirmou.

A semana de Informática acontece no Campus do Ifam Zona Leste e está aberto para outras  instituições de ensino, não ficando limitado apenas aos alunos do Instituto. Além dos estandes, no local ocorrem palestras e oficinas voltadas para as ferramentas de informática utilizadas no sistema de ensino.