Manaus, 11 de Dezembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

PRODAM faz vistoria, ponto a ponto, em 80 quilômetros de fibra óptica da rede Metromao

Metromao

Vistoria da rede Metromao está sendo realizada por técnicos da PRODAM e também da empresa Brastelecom

A PRODAM está realizando ampla vistoria técnica em todos os 80 quilômetros de fibra óptica rede Metropolitana de Manaus (Metromao), que interliga 86 instituições dos governos municipal, estadual e federal. O diretor-presidente da Prodam, Tiago Paiva, explica que o trabalho tem caráter preventivo e busca assegurar o funcionamento eficiente e ininterrupto da rede.

Trata-se de uma megaoperação que permitirá a inspeção em 100% da rede. O trabalho será dividido em duas fases – externa, que é a averiguação, ponto a ponto, das condições técnicas das instalações dos cabos ópticos em postes nas vias públicas; e a segunda etapa, que é a inspeção dos sites institucionais vinculados à rede. Nessa fase, os técnicos da Prodam farão inspeção nas instalações de acesso de cada um dos 86 órgãos interligados. Cerca de 70% da vistoria da primeira fase já foi cumprida. A expectativa é que, até o fim ano, todos os procedimentos sejam executados.

A operação inclui, também, a identificação e correção de fatores de risco que poderiam resultar na interrupção das comunicações entre órgãos, conforme explica o supervisor de Redes de Longa Distância da Prodam, Márcio Belmont. “A proposta é identificar potenciais problemas e antecipar a intervenção, para que a rede continue oferecendo alta disponibilidade. Esse trabalho tem sido feito quase diariamente”, frisou.

Na capital a Metromao comporta o tráfego de dados de inúmeros departamentos de Governo, como o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e da Delegacia Geral, que são alguns dos principais usuários do sistema. As secretarias de Estado de Saúde, Educação, da Fazenda e de Governo (Susam, Seduc, Sefaz e Segov) também adotaram a rede como sistema de comunicação interinstitucional.

Órgãos de outras esferas de Governo, como a administração federal e municipal também já se utilizam desta tecnologia, para otimizar os sistemas de gestão. Neste sentido, diz Paiva, uma das instituições que também adotou recentemente os benefícios da rede, por meio de convênio, foi o Comando Militar da Amazônia. A ação permitiu agilizar os processos de alistamento militar e o agendamento de consultas no Hospital Geral de Manaus.

Sobre a rede Metromao

A Metromao é uma rede de comunicação de dados de alta velocidade, instalada em 2005, com cerca de 34km e que, hoje possui 80 km de fibra ótica e interliga mais de 86 instituições de ensino, pesquisa e órgãos governamentais estaduais. A Metromao é gerenciada por um comitê gestor composto por diversas instituições, entre elas, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), a Universidade Federal do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Prefeitura de Manaus.

Além de racionalizar custos, a Metromao proporciona melhor desempenho e qualidade no trânsito das informações entre os participantes da rede. A alta capacidade de banda de comunicação permite que órgãos do governo desenvolvam projetos, como videoconferência, telemedicina, ensino à distância e telefonia sobre IP (protocolo de comunicação da internet), graças à infraestrutura central básica de suporte.