Manaus, 12 de Dezembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

App do Ronda no Bairro, desenvolvido pela PRODAM, ultrapassa 70 mil downloads

IMG_1837

App do Ronda no Bairro pode ser baixado em celulares Android e iOs

O cidadão ficou ainda mais próximo do Programa Ronda no Bairro. Desde o lançamento do novo aplicativo do programa para aparelhos móveis como celulares, tablets, smartphones e laptops, o software já foi baixado cerca de 77 mil vezes. Desse total, 23 mil downloads foram feitos por usuários de produtos da Apple e outros 54 mil foram feitos por usuários do sistema Android, que funciona em aparelhos das marcas Samsung, Motorola, LG, Sony Ericsson, HTC, entre outras.

Além disso, o Governo do Amazonas também disponibilizou aos usuários uma página exclusiva do Programa na Internet. Os novos serviços foram desenvolvidos pela PRODAM, através da equipe da Divisão de Pesquisa e Inovação Tecnológica (DINOV), responsável pela ferramenta mobile, e pela equipe da Supervisão de Web Design (SPWEB), responsável pela ferramenta web. Ao todo, o projeto foi planejado e executado em seis meses, o que resultou em um trabalho que vai trazer o cidadão mais próximo do programa Ronda no Bairro, contribuindo para a eficiência de um serviço tão importante para a população, que é a segurança pública.

Informações pelo site

Ao acessar o site www.rondanobairro.am.gov.br, o usuário pode consultar os telefones de contato de qualquer unidade física ou móvel do Programa Ronda no Bairro – das viaturas que atuam na área de sua residência; dos telefones dos Distritos Integrados de Polícia (DIP) e respectivos delegados; das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) e comandantes, dentre outras informações.

O secretário executivo adjunto do Programa Ronda no Bairro, Coronel PM Amadeu Soares, frisa que o usuário poderá visualizar o mapa da cidade, onde poderá fazer as consultas, clicando sobre a área de interesse. As consultas podem ser feitas, também, pelo nome da rua ou do bairro, de forma bastante fácil e ágil. Caso deseje se deslocar até uma das unidades vinculadas ao Ronda no Bairro (DIP ou Cicom), o internauta ainda tem a opção de visualizar o itinerário que deverá ser percorrido. Para isso, deverá indicar no mapa o ponto de partida e o sistema mostrará o percurso.

Como baixar o aplicativo

Para baixar o aplicativo, o usuário deve acessar, por meio do aparelho, as lojas virtuais Google Play Store ou APP Store, dependendo do modelo do equipamento. Na loja virtual, o cidadão irá clicar no ícone “Ronda no Bairro” e fazer o download do aplicativo, que conta com duas versões: uma para o sistema operacional Android; outra na versão para iOs, destinada aos aparelhos da Apple, como Iphone e Ipad. O download é gratuito e é feito em poucos segundos. Para baixar, o usuário precisa ter acesso à Internet, que pode ser sem fio (wi-fi) ou pelo plano já contratado da operadora, caso haja.

O diretor-presidente da PRODAM, Tiago Paiva, ressalta que o aplicativo está integrado com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Se o policial estiver fora da viatura, registrando a uma ocorrência e não puder atender ao telefone, por exemplo, a ligação será atendida pelo 190, automaticamente. As ligações feitas pelo usuário, com auxílio do aplicativo, também serão gravadas pelo Ciops e armazenadas no Data Center da PRODAM.

Funciona sem Internet

Os aplicativos para aparelhos móveis contam com os modos de funcionamento on line e off line, ou seja, disponibilizam informações ao usuário, com ou sem acesso à Internet ou GPS (Sistema de Posicionamento Global, na sigla em português). O funcionamento no modo off line permite que o cidadão possa visualizar os contatos telefônicos. A diferença é que precisará fazer a consulta, exclusivamente, digitando o nome do local de interesse, no campo de busca.

Uma das inovações do sistema é o auxílio ao usuário. As versões mobile contam com sistema de Help, para orientar as pessoas que tenham pouca habilidade com a ferramenta. São 15 telas de orientações sobre como utilizar os recursos do produto, no aparelho móvel pessoal.