Manaus, 27 de Abril de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Governo do Amazonas lança “Disque Ronda”

IMG_2485

Entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (19). Tiago Paiva (à esquerda), Amadeu Soares (meio) e Tulio Demasi (à direita)

O governo do Amazonas lançou, nesta quarta-feira (19), o site oficial e o novo aplicativo para aparelhos móveis do Programa Ronda no Bairro, durante coletiva de imprensa, na sede da PRODAM, responsável pelo desenvolvimento dos sistemas. O cidadão poderá acessar informações e serviços oferecidos pelo Programa, através da Internet e por meio de aparelhos como celulares, tablets, smartphones, netbooks, laptops, entre outros. Os produtos do “Disque Ronda” foram apresentados pelo secretário executivo ajunto do Programa Ronda no Bairro, Coronel PM Amadeu Soares, e por técnicos da PRODAM, sob a coordenação do Diretor Presidente Tiago Paiva.

O secretário executivo destacou que no site www.rondanobairro.am.gov.br, o usuário poderá consultar os telefones de contato de qualquer unidade física ou móvel, vinculada ao Programa – das viaturas que atuam na área de sua residência; dos telefones dos Distritos Integrados de Polícia (DIP) e respectivos delegados; das Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) e comandantes, dentre outras informações. “Com esses novos serviços, esperamos fortalecer a parceria comunidade e polícia. Esse é mais um benefício quanto à antecipação das ocorrências e mais uma maneira de proporcionar a segurança de qualidade que a população merece” frisou o Coronel PM Amadeu Soares.

Para ter acesso à interface do Ronda no Bairro em aparelhos móveis, o usuário poderá baixar, gratuitamente, o aplicativo nas lojas virtuais Google Play Store ou APP Store, dependendo do modelo do equipamento. O software traz duas versões: uma para o sistema operacional Android, que funciona em aparelhos das marcas Samsung, Motorola, LG, Sony Ericsson, HTC, entre outras; outra na versão para iOs, destinada aos aparelhos da Apple, como Iphone e Ipad. “Importante ressaltar que não mandamos buscar ninguém de fora para essa tarefa. São produtos desenvolvidos por técnicos locais e com alta qualidade”, disse Soares.

Apesar do lançamento oficial ter ocorrido nesta quarta-feira, o Direto Presidente Tiago Paiva, frisou que o aplicativo já estava disponível para download, desde sábado passado (15). Neste período, mais de 16 mil downloads foram efetuados por usuários de Manaus. “Há, também, integração entre o aplicativo e o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Se o policial estiver fora da viatura, registrando a uma ocorrência e não puder atender ao telefone, por exemplo, a ligação será atendida pelo 190, automaticamente”, destacou Paiva. As ligações feitas pelo usuário, com auxílio do aplicativo, também serão gravadas pelo Ciops e armazenadas no Data Center da PRODAM.

No site, o usuário poderá visualizar o mapa da cidade, onde poderá fazer as consultas, clicando sobre a área de interesse. As consultas podem ser feitas, também, pelo nome da rua ou do bairro, de forma bastante fácil e ágil. Caso deseje se deslocar até uma das unidades vinculadas ao Ronda no Bairro (DIP ou Cicom), o internauta ainda tem a opção de visualizar o itinerário que deverá ser percorrido. Para isso, deverá indicar no mapa o ponto de partida e o sistema mostrará o percurso.

O chefe da Divisão de Inovação Tecnológica Tulio Demasi explicou que os aplicativos para aparelhos móveis contam com os modos de funcionamento on line e off line, ou seja, disponibilizam informações ao usuário, com ou sem acesso à Internet ou GPS (Sistema de Posicionamento Global, na sigla em português). “O funcionamento no modo off line permite que o cidadão possa visualizar os contatos telefônicos. A diferença é que precisará fazer a consulta, exclusivamente, digitando o nome do local de interesse, no campo de busca”, esclareceu.

Tullio disse, ainda, que uma das inovações do sistema é o auxílio ao usuário. As versões mobile contam com sistema de Help, para orientar as pessoas que tenham pouca habilidade com a ferramenta. São 15 telas de orientações sobre como utilizar os recursos do “Disque Ronda”, no aparelho móvel pessoal.