Manaus, 19 de Novembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Projeto “Wi-fi nas escolas” vai levar internet para mais 60 unidades da rede estadual de ensino

O projeto “Wi-Fi nas escolas”, coordenado pelas Secretarias de Planejamento (Seplan), Ciência e Tecnologia (Secti) e Educação (Seduc), e executado pela PRODAM, iniciou nesta semana mais uma etapa de sua implantação. Nesta fase, mais 60 escolas receberão a infraestrutura do projeto, que permite acesso gratuito à internet nas unidades de ensino do Estado.

Em 24 escolas da capital, o sistema está em fase de homologação, mas o sinal já está sendo disponibilizado. A meta do Governo do Estado é implantar o projeto nas 230 escolas da rede estadual de Manaus até julho deste ano. O sistema está sendo testado também na Escola Estadual Geny Passos, em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.

Através do “Wi-fi nas escolas”, os professores terão acesso online a conteúdos exclusivos, como diário de classe digital, além de conteúdos programáticos. O acesso será através dos equipamentos fornecidos pela Seduc – como Notebooks e tablets. Os alunos também terão acesso à internet, para finalidade pedagógica, com utilização dentro da sala de aula. Além disso, a população do entorno da escola também terá acesso à Internet.

De acordo com o gerente de sistema de informação da Seduc, Mário Ferreira, o “Wi-fi nas escolas” vai melhorar significativamente o rendimento dos alunos. “Eles poderão pesquisar conteúdos de apoio ao que está sendo passado em sala de aula, além de acessar vídeos que contextualize todo o conteúdo programático”, explicou. Segundo Mário, os professores terão mais praticidade em organizar os assuntos relacionados à rotina escolar. “As notas, presenças e todas as informações das aulas serão lançadas diretamente no computador. O professor poderá acessar essas informações a qualquer momento, tendo mais praticidade ao computar as notas, presenças dos alunos e programar suas aulas”, enfatizou.

Dentro da sala de aula os estudantes serão orientados pelos professores em relação ao uso da internet. “Todos serão orientados a utilizar a internet como uma ferramenta que ajude seu desenvolvimento intelectual”, explicou Mário.

O “Wi-Fi nas escolas” faz parte do programa Amazonas Digital que tem como objetivo promover a inclusão digital e o acesso rápido às políticas públicas do Governo do Estado. O programa, em execução desde 2009, permite o acesso gratuito à internet e já conta com 55 pontos de acesso na capital e 209 no interior do Estado. Nos pontos localizados em Manaus, a velocidade chega a 3 megabits. O acesso se dá através de aparelhos móveis como celulares, tablets e laptops, com capacidade para internet sem fio (Wi-Fi).

Confira a lista de escolas que já contam com o acesso à internet do projeto “Wi-Fi nas escolas”:

E E T I SERGIO FIGUEIREDO     CIDADE DE DEUS

E.E. BELARMINO MARREIRO    CIDADE NOVA 3

E. E. VASCO VASQUES    JORGE TEXEIRA 4

E. E. MARIA MADALENA            ARMANDO MENDES

E. E. VICENTE TELLES     SÃO GERALDO

E. E. ARTHUR ARAUJO    N.SRA.DAS GRAÇAS

E.E. CID CABRAL  CANARANAS

E. E. RUY ALENCAR         NOVA CIDADE

E.E. JACIMAR SILVA GAMA      PETROPOLIS

E. E. SEN ANTOVILA MOURAO SÃO LAZARO

E. E. ANGELO RAMAZZOTTI      ADRIANOPOLIS

E. E. MARECHAL HERMES         NOVA ESPERANÇA

E. E. D MILTON CORREA CIDADE NOVA 2

E. E. MARIA DO CEU VAZ          CIDADE NOVA 1

E.E. JURACY BATISTA GOMES  AMAZONINO MENDES

E.E.JULIO CESAR PASSOS          CIDADE NOVA 1

E.E. RAIMUNDA HOLANDA       AMAZONINO MENDES

E. E. DULCINEIA VARELA         NOVO ISRAEL I

E. E. ARLINDO VIEIRA    NOVO ISRAEL 2

E.E. ERNESTO PINHO FILHO      MONTE DAS OLIVEIRAS

E.E. ANA NEIRE MARQUES        MONTE DAS OLIVEIRAS

E. E. ZILDA ARNS  CIDADE NOVA 5

E. E. MARCIO NERY         SÃO FRANCISCO

E. E. ISAAC BENAYON    SÃO JORGE

E. E. GENY PASSOS     PARINTINS