Manaus, 27 de Abril de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Inscrições para o programa Amazonas Bilingue encerra nesta terça

Ainda estão abertas as inscrições para o programa Amazonas Bilíngue, do Governo do Estado, que irá disponibilizar mil vagas para formação gratuita de alunos da rede estadual, em língua inglesa. O processo seletivo dos contemplados pelo programa será 100% eletrônico, através de uma nova plataforma do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), desenvolvida pela PRODAM, especialmente para esta finalidade.

Os interessados têm até amanhã, 2 de abril, para efetuar as inscrições, que devem ser feitas nas escolas da rede estadual. O resultado da seleção será divulgado a partir de 9 de abril, no portal da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), responsável pela coordenação e execução do programa.

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, explica que o objetivo do programa é capacitar, gratuitamente, profissionais no idioma para atuação em áreas como turismo, eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014, e Pólo Industrial de Manaus. Além da capital amazonense, outros seis municípios participam do programa: Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. O curso é voltado para alunos do 1º ano do ensino médio, terá duração de dois anos (2013 a 2014), com aulas ministradas por professores contratados pela Seduc, especialmente para este fim. A aula inaugural está marcada para ocorrer no dia 20 de abril e, nas escolas, a partir do dia 27.

Para assegurar a agilidade e eficácia no processo seletivo dos alunos, a PRODAM desenvolveu um novo módulo para o Sigeam, no qual é efetuado o cadastramento dos candidatos e a seleção automática daqueles que atendem aos critérios previamente estabelecidos pela Seduc. O diretor presidente da PRODAM, Tiago Paiva, ressaltou que a medida assegura que a escolha do aluno seja feita totalmente por meio eletrônico e, portanto, de forma imparcial e inequívoca. “Para atender essa e outras necessidades, desenvolvemos uma nova interface para o Sigeam, capaz de selecionar os alunos de acordo com as notas lançadas anteriormente no sistema e a idade do estudante”, frisou.

Conforme consta no edital, o primeiro critério de seleção é a somatória das notas dos quatro bimestres letivos de 2012 dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática. Havendo empate, servirá como critério de acesso: a maior soma das notas de Língua Portuguesa; a maior soma das notas de Matemática e, persistindo, a menor idade do candidato. O cadastro pode ser feito pelo estudante, caso seja maior de idade, ou pelo seu responsável, no caso do interessado ter menos de 18 anos.

As aulas serão ministradas aos sábados, em três horários: das 8h às 10h30; das 11h às 13h30 e das 14h às 16h30. O curso terá duração de dois anos, com carga horária total de 200 horas de aula. De acordo com a pedagoga Luciana Figueiredo, do Departamento de Gestão Escolar da Seduc, setor responsável pelo programa, os alunos de Manaus assistirão às aulas em 11 escolas estaduais que serão unidades pólo do Programa, localizadas em todas as zonas da cidade, para facilitar o acesso dos estudantes. No interior, haverá pelo menos uma unidade de ensino em cada município participante, que servirá como pólo do programa. “Dividindo o número total de vagas, teremos uma média de 20 alunos por sala de aula, neste primeiro momento, o que contribui para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem”, frisou.

Por três comunicação