Manaus, 26 de Junho de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Ferramenta da PRODAM auxilia na transmissão de pronunciamento sobre a vacinação contra o HPV

No dia 08 de março, o Governador Omar Aziz realizou um pronunciamento sobre a vacinação contra o HPV, no auditório da SEGOV (Sede do Governo do Amazonas). O pronunciamento foi transmitido via Streaming de alta qualidade de imagem e som, do auditório da Sede do Governo pela Rede Metromao até a PRODAM, onde em seguida foi enviada à empresa Hughes, responsável por transmitir via satélite para todas as escolas da rede SEDUC, da capital e do interior, utilizando a ferramenta IPTV.

A ferramenta IPTV, utilizada pela SEDUC para realizar as transmissões do Telecurso, está hospedada no Data Center da PRODAM e foi implementada nas escolas da SEDUC para realizar as transmissões do Telecurso. O Telecurso é um sistema educacional de educação a distância brasileiro. O programa consiste em tele aulas das últimas séries do ensino fundamental e do ensino médio, que podem ser assistidas em casa ou em tele salas. Os cursos de Manaus são gravados e transmitidos pelo centro de mídia da Seduc (Secretaria de Educação do Estado do Amazonas).

O governador Omar Aziz decidiu fazer a transmissão de seu pronunciamento direto do auditório da Sede do Governo do Amazonas. O pronunciamento foi transmitido do auditório via satélite, para todas as escolas da rede SEDUC, da capital e do interior, utilizando a ferramenta IPTV.

A Sede do Governo do Amazonas não possuía a solução IPTV instalada no auditório até então, e para viabilizar a transmissão, a PRODAM fez a instalação de uma VPN para utilizar a ferramenta. Após a instalação da VPN, as imagens puderam ser transmitidas para as escolas.

A solicitação feita para a PRODAM realizar a implementação da ferramenta IPTV na Sede do Governo, foi feita no dia 07 de março, um dia antes o pronunciamento. Os envolvidos nesse projeto, Alexandre Franciscani (Supervisor de Segurança da Informação), Alessandro Melo (SPGOV) e Fábio Gastone (Supervisor de Incidentes), executaram a solicitação no mesmo dia, às 17h30 de quinta-feira. “No dia 08 de março, dia do pronunciamento, eu e o Alessandro Melo estávamos na Sede do Governo, para acompanhar toda a transmissão”, destacou Fábio Gastone, sobre a presença da equipe da PRODAM no dia do pronunciamento.

O pronunciamento feito pelo Governador Omar Aziz tratou do lançamento do Programa de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A iniciativa é do governo do estado em parceria com a prefeitura de Manaus, e terá por meta vacinar meninas entre 11 e 13 anos na capital e no interior. A vacina é uma forma de prevenir o câncer do colo do útero, que é o mais frequente no Amazonas. O estado ocupa o ranking brasileiro no caso.

Utilização da IPTV na PRODAM

A ferramenta IPTV está instalada em uma Máquina Virtual no Data Center da PRODAM, e a partir desta transmissão na Sede do Governo, a PRODAM vislumbra utilizar essa mesma estrutura já implantada e consolidada para transmitir reuniões, treinamentos e pronunciamentos feitos no auditório ou outras localidades.

O Supervisor de Incidentes da PRODAM, Fábio Gastone, comenta que o projeto visa transmitir as reuniões, treinamento e pronunciamentos via Streaming, evitando superlotação no auditório. A intenção é facilitar e dar mais comodidade nos eventos realizados na PRODAM. “Pretendemos verificar a viabilidade dessa transmissão internamente, e até fora também. Conversei com o fornecedor da solução (TILOG), que foi responsável por trazer a tecnologia pra PRODAM, e pretendemos realizar os testes a partir deste mês”, comentou Fábio.

Por Juciana Vasconcelos

Assessoria de Comunicação – PRODAM-AM

Com informações da Seduc