Manaus, 27 de Abril de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Municípios do Amazonas fecham acordo com MiniCom

Prefeitos de 80 municípios de todo o Brasil assinaram, na última semana, acordos de cooperação com o Ministério das Comunicações para a implantação do Projeto Cidades Digitais. No Amazonas, os municípios de Manacapuru, Coari e Manaquiri serão contemplados pelo programa. A elaboração dos projetos que foram apresentados pelos municípios amazonenses contou com o apoio da PRODAM e da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

O projeto Cidades Digitais busca a modernização da gestão municipal e o desenvolvimento local por meio de uma rede de telecomunicações que vai interligar os órgãos públicos. A previsão é de que o projeto executivo para implantação do projeto nas 80 cidades selecionadas seja concluído até o fim de fevereiro. As fases seguintes serão a implantação da rede de fibra ótica e o início da operação do programa nos municípios. A previsão é de que todo esse processo seja concluído até o fim de 2013.

Durante a solenidade, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou que o essencial do projeto é ajudar a melhorar o processo de gestão pública, interligando diferentes áreas como educação, arrecadação e saúde. “Tudo hoje exige informatização. Internet é bom para os negócios, para a educação e para a saúde, mas é importante sobretudo para construir e aprimorar a cidadania.”

O projeto Cidades Digitais prevê a implantação de infraestrutura entre os órgãos públicos, a instalação de aplicativos de governo eletrônico para gestão dos setores financeiro, tributário, de saúde e educação. Também inclui a capacitação de servidores públicos no uso dos aplicativos e da rede e a instalação de pontos de acesso livre e gratuito à internet para a população.

O Programa Cidades Digitais do Ministério das Comunicações será incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) por determinação da presidente Dilma Roussef e terá um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013.

Com informações do Ministério das Comunicações