Manaus, 22 de Setembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

TJ do Amazonas inaugura link de Internet na comarca de Presidente Figueiredo

Com o intuito de dar mais agilidade aos processos tramitados na comarca de Presidente Figueiredo, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (26), o link de Internet, via fibra ótica, que vai possibilitar a informatização de todos os processos e documentos da comarca.

O presidente do TJ-AM, desembargado Ari Moutinho, explicou que o link de comunicação vai permitir interligar a comarca de Presidente Figueiredo ao Data Center do Tribunal, localizado em Manaus. Com isso, o atendimento judicial no município ganhará mais agilidade.

O link de internet foi disponibilizado pela Processamento de Dados Amazonas S/A (PRODAM) e faz parte do programa Amazonas Digital. Em Presidente Figueiredo, o programa disponibiliza 4 Mbps de Internet a mais seis órgãos, tanto da esfera estadual quanto federal. Além disso, na sede do município também estão disponíveis dois Hotspots, que são pontos de acessos gratuitos para a população: um localizado na praça da Cultura, próximo ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT), e outro próximo na torre da TV Amazonas.

Junto com a equipe de informática do TJ-AM, técnicos da PRODAM realizaram a configuração de equipamentos e testes de conectividade com a rede mundial de Internet.  Esse trabalho possibilitou o acesso ao Sistema de Processo Eletrônico do Judiciário do Amazonas, o PROJUDI, utilizado pelo tribunal.

Fibra ótica em Figueiredo

O município de Presidente Figueiredo é a primeira cidade do interior do Estado a utilizar Internet Banda Larga via fibra ótica. O serviço está disponível desde agosto deste ano. O município já fazia parte do quadro de operações do Amazonas Digital, porém, contava com conexão via satélite e dividia a banda de 11 Mbps com outros 14 municípios.

Conforme explica o Diretor Presidente da PRODAM, Tiago Paiva, com a conexão via fibra ótica, são 4 Mbps dedicados – exclusivos para o munícipio. “A fibra ótica, na prática, garante maior estabilidade na velocidade de dados, expandindo a comunicação entre os órgãos do governo instalados em Presidente Figueiredo e Manaus”.