Manaus, 12 de Dezembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Governador Omar Aziz lança Ronda no Bairro na zona centro-oeste

O governador do Amazonas, Omar Aziz, fez o lançamento
oficial  do Ronda no Bairro na zona centro-oeste de Manaus,
na manhã desta sexta-feira, 31 de agosto,
 no CSU do bairro da Alvorada.
 
 

Implantado em fevereiro desse ano na zona norte, o Ronda no Bairro também já cobre as zonas leste e centro-sul e, até outubro, deve alcançar as zonas oeste e sul. Os investimentos no programa em um ano somam cerca de R$ 300 milhões, o maior já feito na segurança pública do Estado. “Estamos fazendo investimentos em infraestrutura, dobrando o número de delegacias, aumentando o efetivo e valorizando o policial. Hoje é visível que aumentou a presença da polícia nas ruas”, observa o governador.

Com uma população de 145,8 mil habitantes distribuídas em cinco bairros – Dom Pedro, Alvorada, Bairro da Paz, Planalto e Redenção – a zona centro-oeste é considerada a menor da cidade. A área foi dividida em 14 setores, cada um com média de três quilômetros quadrados, cobertos por um efetivo de 16 policiais, duas viaturas quatro rodas e uma motocicleta, que vão atuar 24h por dia no policiamento comunitário.

O governador destacou a importância da participação da população para o sucesso do programa. “A sociedade tem que participar porque se a segurança é boa, ela tem que ser boa para todos nós. Hoje eu sou governador, mas amanhã não serei mais e me torno um cidadão igual a qualquer outra pessoa que mora nessa cidade e que vai precisar que essa cidade seja segura. É por isso que eu quero que vocês nos ajudem a fiscalizar a polícia. Eu tenho certeza que o bom policial vai estar ali para atender vocês e amenizar o sofrimento da insegurança”.

Com o Ronda no Bairro na zona centro-oeste, o Governo do Estado ampliou e reformou o 10º Distrito Integrado de Polícia (10º DIP), na rua Desembargador João Machado (Estrada dos Franceses). A região contará, ainda, com o 17º DIP, no conjunto Hiléia, que também está sendo reformado e ampliado. Para garantir a cobertura de toda a área, o efetivo de policiais militares está aumentando de 70 para 343 e da Polícia Civil de 32 para 64. O número de viaturas vai saltar das atuais 18 (incluindo polícias Civil e Militar) para 80 (40 quatro rodas e 40 motocicletas).

Os policias civis e militares que vão atuar na área também receberam kits táticos e operacionais individuais, compostos por armas e munições, algemas, bastão perseguidor, colete e rádio comunicador portátil, além dos kits coletivos – cone sinalizador, máquina fotográfica, submetralhadora, espingarda, rádio comunicador de viatura, pranchetas para anotações, luvas e munições.

O governador Omar Aziz também destacou a valorização dos servidores como parte dos investimentos na área. “Houve uma valorização de todos os servidores, mas principalmente na área da segurança pública. Tanto os policias civis quanto militares sentaram comigo e discutimos um plano decente, reajustamos os salários deles e hoje nossa polícia ganha bem melhor que ganhava antes”, ressaltou.

Por Agecom