Manaus, 11 de Dezembro de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Primeira reunião itinerante do Comitê Gestor da Internet será realizada em Manaus

A capital amazonense foi o local escolhido para sediar a primeira reunião itinerante do Comitê Gestor daInternet no Brasil (CGI.br), órgão responsável por coordenar e estabelecer as diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da rede mundial de computadores no país. Marcada para os dias 10 e 11 de setembro, o evento será realizado no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, na Escola do Legislativo (sede da Assembleia Legislativa do Estado), e contará com apresença de representantes do governo, do segmento empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica.

Durante o encontro serão discutidos temas como o modelo brasileiro de governança da Internet, neutralidade da rede, os princípios e o Marco Civil da Internet, cujo objetivo é estabelecer direitos e deveres dos usuários e dos provedores, definir os princípios para o uso da rede de computadores no Brasil e determinar as diretrizes para atuação da União, Estados e municípios em relação ao assunto.

A decisão de trazer o evento para Manaus atendeu ao convite feito pelo secretário de Estado de Ciência,Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena, que possui assento no CGI na condição depresidente do Conselho de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). “O fato dessa primeira reunião itinerante do CGI acontecer, em Manaus, não é algo gratuito. Isso ocorre devido ao avanço da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Amazonas, resultado da decisão do Governodo Estado de incrementar a área”, afirma o secretário. “Nós estamos colhendo os frutos do que vem sendo feito ao longo dos últimos 10 anos”, completou.

Está confirmada a participação do secretário de Política de Informática do MCTI e coordenador do CGI.br, Virgílio deAlmeida. Além da presença de pessoas diretamente envolvidas com as ações do CGI, o secretário de CT&I, Odenildo Sena, chama a atenção para a importância da participação da sociedade em geral a fim de enriquecer os debates. “Hoje em dia, tudo tem a ver com a internet. Então, o que queremos, nessa reunião, é envolver a comunidade em geral para conhecer o trabalho desenvolvido pelo órgão e dar a sua opinião a respeito desse assunto, que é de extrema relevância para todos, salientou.

Para a realização da reunião, que será transmitida ao vivo pela Internet, o CGi.br e a SECTI-AM contam com a parceria da empresa de Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM). De acordo com o diretor técnico da PRODAM, Alexandre Guimarães, o evento é um marco simbólico e importantíssimo para o Estado. Segundo ele, trata-se de uma demonstração para os amazonenses, em especial para os gestores de TI(Tecnologia da Informação), de que o comitê está preocupado com o desenvolvimento e a ampliação do uso da Internet na Amazônia. “De modo geral, essa reunião representa a busca do comitê por uma Internet cada vez melhor, mais ampla, democrática e acessível para a maior parte da população. Por essa razão, sediar esse evento é motivo de muito orgulho e satisfação”, enfatizou. Os interessados podem participar gratuitamente do evento. Informações pelo telefone 4009-8100.

Sobre o CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi criado pela Portaria Interministerial nº 147, de 31 de maio de 1995, e alterada pelo Decreto Presidencial nº 4.829, de 3 de setembro de 2003, para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
Composto por membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica, o CGI.br representa um modelo de governança na Internet pioneiro, com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia.

Programação:

Segunda-feira (10/09) – Horário: 14h às 18h
Abertura
Modelo brasileiro de Governança da Internet;
Marco Civil da Internet;
Neutralidade da Rede;
Os princípios da Internet Brasileira.

Terça-feira (11/09) – Horário: 9h às 11h
Pesquisas sobre Uso de TICs, focando principalmente a região Norte, a
cargo do CETIC.br;
Padrões web, acessibilidade e dados abertos -W3C Brasil;
Apresentação geral dos projetos SIMET, PTT e IPv6;
DNSSEC, Espelhos da raiz do Brasil, subdomínios especiais, como
eco.br,a cargo do Registro.br;
Cartilha Segurança, Porta25, sob responsabilidade do CERT.br.

 Fonte: CIÊNCIAemPAUTA/SECTI-AM, por Lisângela Costa