Manaus, 27 de Junho de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

CIPA inicia pesquisa para mapear os riscos ambientais na PRODAM

Prevenir acidentes e resguardar a segurança e a saúde do trabalhador é a missão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Para cumprir essa obrigação, a CIPA da PRODAM vai realizar, no período de 06 a 15 de agosto, uma pesquisa sobre os riscos ambientais da empresa.
Conforme explica a presidente da CIPA, Paula Tavares, o objetivo da pesquisa é gerar informações para elaborar um mapa de riscos da empresa, que é uma representação gráfica do reconhecimento dos riscos que o trabalhador está sujeito no meio em que atua. “A nossa meta é reunir informações para estabelecer um diagnóstico da situação de segurança e saúde na PRODAM. O objetivo também é estimular a participação dos colaboradores nas atividades de prevenção”.
Como funciona

O mapa é um levantamento dos pontos de risco nos diferentes setores das empresas. Trata-se de identificar situações e locais potencialmente perigosos.
A partir de uma planta baixa de cada seção são levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por grau de perigo: pequeno, médio e grande. Estes tipos são agrupados em cinco grupos classificados pelas cores vermelho, verde, marrom, amarelo e azul. Cada grupo corresponde a um tipo de agente: químico, físico, biológico, ergonômico e mecânico.

A pesquisa
Para a montagem do mapa de risco, os colaboradores deverão responder a um questionário eletrônico sobre os riscos existentes na seção onde o trabalhador atua. O questionário estará disponível, no endereço: www.cipa.prodam.am.gov.br/pesquisa2012. A pesquisa deve ser respondida até o dia 15 de agosto.
Resultado
Com as informações da pesquisa, a CIPA espera conseguir montar o mapa de riscos. De acordo com Paula Tavares, será impresso um mapa de risco de cada um dos setores e afixado no local para que todos fiquem cientes dos riscos de cada área da empresa.