Manaus, 27 de Junho de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Presidente Figueiredo é conectado a Manaus por fibra ótica

Desde o dia 30 de julho o munícipio
já está conectado a Manaus

O município de Presidente Figueiredo (107 km de Manaus) é o primeiro do estado do Amazonas conectado a capital por meio de fibra ótica. A iniciativa faz parte do projeto Amazonas Digital, coordenado pelas Secretarias de Estado de Planejamento – SEPLAN, Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI e de Educação – SEDUC, tendo sua execução realizada pela PRODAM.

Presidente Figueiredo já fazia parte do quadro de operações do Amazonas Digital, porém, contava com conexão via satélite e dividia a banda de 11Mbps com outros 15 municípios, ocasionando lentidão. Para o diretor presidente da PRODAM, Tiago Monteiro de Paiva, a conexão via fibra ótica irá garantir a melhoria de serviços essenciais aos cidadãos. “Com a fibra ótica, serão 4Mbps dedicados – exclusivos para o munícipio, o que na prática garante maior estabilidade na velocidade de dados, expandido a comunicação entre os órgãos do governo instalados em Presidente Figueiredo e Manaus”, explicou Paiva.

O link por satélite continuará ativo, mas como link secundário, para ser usado em casos de necessidade extrema ou falhas na fibra ótica, que passará a ser o link principal. Além de interligar os órgãos do município, dentre os quais a Câmara Municipal e a Prefeitura a Manaus, o município também passa a contar com hotspots de Internet gratuita para seus cidadãos, como Centro de Atendimento ao Turista, localizado na área central do município.

Onde o Programa Amazonas Digital está implantado:
– No interior: No interior, o sistema está em funcionamento em 15 municípios – Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Japurá, Eirunepé, Boca do Acre, Carauari, Tefé, Coari, Barcelos, Humaitá, Manicoré, Manacapuru, Maués, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.

– Em Manaus:
Centros de Convivência: Centro Estadual de Convivência do Idoso, na rua Wilkens de Matos, no bairro Aparecida, zona Central de Manaus; e Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na Avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona oeste; Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, nº 119, Núcleo 08, no bairro Cidade Nova II, zona Norte; Centro Estadual de Convivência da Família Theonizia Lobo, rua Penetração III, Mutirão, no bairro Amazonino Mendes, zona Norte; Centro Estadual de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, rua Loris Cordovil, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste; Centro Estadual de Convivência da Família André Araújo, na rua 5, no bairro Raiz, zona Sul; Centro Estadual de Convivência da Família 31 de Março, rua 21 s/nº, no bairro Japiim, zona Centro-Sul.

Praças públicas: Praças da Polícia e São Sebastião; Prosamim – Igarapé de Manaus, Parque Jeferson Péres, Igarapé do Mestre Chico, Igarapé do Bittencourt, Alvorada e São Raimundo.

PACs: São José (Shopping Uai, 2° Piso, Bairro São José I); Compensa (Av. Brasil, n°1325- Compensa I); PAC Porto (Rua Marquês de Santa Cruz, s/n, Armazém 10 do Porto de Manaus – Centro); Cidade Nova (Av. Noel Nutels, n°1350 – Cidade Nova I);Alvorada (Av. Desdor João Machado, n°4.922 – Alvorada); e PAC Educandos (Av. Beira Mar, s/n – Educandos).

 Por Thiago Silva/Isabela Castro Catarino