Manaus, 23 de Maio de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Reunião de Diretores Técnicos da ABEP discute em Manaus o Programa Nacional de Banda Larga e sua implementação nos estados

O Programa Nacional de Banda Larga e sua implementação nos estados será um dos temas de destaque do segundo dia da 101ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos, da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).


O gerente comercial da Telebras, Arthur Achilles Santos, apresentará, nesta sexta-feira, os detalhes do Programa Nacional de Banda Larga. Serão, realizados, também, debates técnicos sobre a implementação do programa nos estados. A programação inclui, entre outras palestras, a apresentação do Sistema de Gestão Integrada (SGTI), desenvolvido pela Prodam, para o controle e execução de projetos da área de tecnologia.
No primeiro dia do evento, o grande destaque do encontro foi a apresentação do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), desenvolvido pela Prodam com o objetivo de dar suporte à integração das polícias civil e militar, para execução das ações do Programa Ronda no Bairro, lançado neste ano pelo Governo do Amazonas. Os participantes conheceram as características de infraestrutura técnica necessárias ao desenvolvimento e implantação do SISP.
Durante a apresentação do sistema, o diretor presidente da Prodam, Tiago Paiva, e o assessor técnico do órgão, Fábio Naveca, também fizeram um balanço tecnológico do Programa Ronda no Bairro, com base nos dados gerados pelo SISP, desde fevereiro, quando foi implantada a primeira fase do programa, na zona Norte de Manaus. De acordo com Tiago Paiva, são gravados e armazenados, em média, 14 gigabytes de imagens e áudio, todos os dias, nas 53 viaturas em atuação.
Presente no evento, o secretário executivo da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Ronney Peixoto, destacou que o Governo do Estado tem buscado soluções tecnológicas inteligentes, com o principal objetivo de beneficiar a população, como é o caso do SISP, do Programa Ronda no Bairro. “A Prodam está apresentando soluções estratégicas, por meio das quais estamos respondendo a demandas importantes da população”, ressaltou. A programação desta quinta-feira incluiu, também, uma visita ao Centro Integrado de Operações da Polícia Militar (Ciops), quando os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema, na prática.
O evento está acontecendo no Quality Hotel e conta com a participação de representantes das empresas de processamento dados de vários estados, como Pará, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Espírito Santo, entre outros. A reunião conta com o apoio de empresas especializadas em TI, como System, Tecnoset, Aceco TI, Certisign, Criar Solução, EyesNwhere, entre outras. 

Por Três Comunicações