Manaus, 22 de Julho de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Especialistas em Tecnologia da Informação compartilham soluções, em evento promovido pela PRODAM e ABEP

O Amazonas foi a sede da 101ª Reunião de Diretores Técnicos da Associação Brasileira de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP). Durante dois dias, 21 e 22 de junho, representantes das empresas estaduais de tecnologia da informação de todo país estiveram reunidos em Manaus, compartilhando soluções e projetos inovadores.

O vice-presidente da Abep, Nelson Menezes, explicou que o encontro teve o objetivo de promover a integração entre os gestores e técnicos, responsáveis pela execução das políticas governamentais de Tecnologia da Informação e Informática, em todo o País. “A proposta é viabilizar a troca de conhecimentos técnicos e experiências de sucesso, que já foram implementadas nos estados, na área de TI, além de apresentar novas tecnologias, que visam otimizar os processos de gestão pública”, frisou.

Na reunião foram apresentados projetos desenvolvidos pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM), com destaque para o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) para o programa Ronda no Bairro. Os participantes do evento tiveram oportunidade conhecer a plataforma tecnológica do sistema, além de realizar uma vista ao Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), onde puderam ver na prática o sistema funcionando.

Para o vice-presidente de tecnologia da ABEP, Napoleão Batista Lemos Filho, o SISP e o Ronda no Bairro são projetos excelentes. “ Todos os aspectos do Ronda no Bairro são impressionantes. “O conceito de cerca eletrônica, as viaturas que possuem toda sorte de software embarcado, além do CIOPS, que é um solução simples para um problema muito complexo, são fora do padrão, excepcionais, afirmou Lemos Filho, que destacou ainda a integração entre as polícias. “Para mim, o grande destaque desse projeto é que ele conseguiu integrar as polícias civis e militares, um feito realmente louvável”, disse.

Programa Nacional de Banda Larga
Outro assunto discutido no evento foi o Programa Nacional de Banda Larga. Capitaneado pelo governo federal, o Programa implementa políticas e ações com o objetivo de garantir o acesso à conexão banda larga, em todo território nacional. O gerente Comercial da Telebrás, Arthur Achilles falou do que a empresa tem feito para alcançar este objetivo.

Arthur Achilles, da Telebras, falou sobre o Plano Nacional de Banda Larga

“A Telebrás vem atuando com o objetivo de reduzir o preço da banda larga no Brasil, ampliando a cobertura, a inovação e a produtividade tecnológica, e investindo cada vez mais na rede de infraestrutura de TI para a comunicação de dados. O objetivo da Telebrás é se tornar uma empresa diferenciada de provimento de banda de internet a custos bem menores, hoje já estamos com preços competitivos para reduzir ainda mais o preço da banda larga”. afirmou Arthur Achilles.

Durante os dois dias de debate, também foram discutidos temas como Governança de TI, Certificação Digital, Segurança da Informação, infovias digitais governamentais, entre outros. O Diretor Presidente da Prodam, Tiago Paiva, encerrou o evento comentando da satisfação em sediar a reunião. “Considero a realização deste evento um sucesso. Foi muito bom poder reunir as empresas estaduais de tecnologia do país em um encontro onde todas as discussões foram muito produtivas”, afirmou.

Por Isabela Castro Catarino