Manaus, 22 de Julho de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Abep reúne especialistas em tecnologia

Evento abordou Plano Nacional de Banda Larga, Lei de Acesso à Informação Pública e computação em nuvem, no Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira, 31 de maio, ocorreu o primeiro dia da 118ª Reunião Ordinária dos Conselhos de Associadas (Roca) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). O evento se encerra no dia 1º de junho.

A abertura do evento, no Rio Hotel Everest, em Ipanema, foi realizada pelo presidente do Conselho de Associadas da Abep, Joaquim Costa (ATI/PE), que reforçou a missão da entidade em promover a integração com o governo federal para que os projetos lançados nos estados tenham mais efetividade. Em seguida, a palavra foi de Delfino de Souza, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Em seu discurso, o secretário frisou que o trabalho da Secretaria preza pela integração e que esses encontros presenciais devem ser intensificados. Souza destacou, ainda, a importância da Lei de Acesso à Informação Pública entre os temas debatidos pelo Governo Federal: “Essa Lei é uma oportunidade de ampliar a informatização na gestão pública”.

Nesse sentido, o governo criou um portal desenvolvido de maneira colaborativa, baseado em software livre, que oferece as melhores ferramentas para quem quer publicar, aprender ou compartilhar experiências entre os Estados: www.dados.gov.br. “É uma oportunidade de abertura de dados e processos. Esperamos que se torne um grande catálogo de referências”, explicou Souza.

A computação em nuvem foi apontada como outra área de grande reflexão no governo em relação à tecnologia. Souza defende que esta tecnologia apresenta uma oportunidade nova de compartilhar informações dentro do próprio governo. O secretário disse que não se pode mais ignorar a importância das redes sociais. “Se não trabalharmos conectados com as redes sociais, elas nos conectarão”.

Também foram citados como pontos de extrema importância a promoção do Registro Civil Único, modernização que o Brasil precisa para a carteira de identidade; o Plano Nacional de Banda Larga; padrões de acessibilidade em sites públicos; e o Programa Pró-Cidadão do MPOG, que vai incluir um capítulo de TI em seu plano de ação, e para isso conta com a participação das associadas da Abep.

Palestras

Durante o dia, foram realizadas sete palestras, ministradas por especialistas de iniciativas pública e privada. Segurança na internet, novas tecnologias de informação e computação em nuvem estiveram em pauta.

Tiago Paiva, presidente da Processamento de Dados Amazonas (Prodam), aproveitou a palestra para destacar o grande trabalho de mudança cultural em relação aos serviços de TI realizado pela empresa, o que agrega excelência aos serviços prestados no Amazonas. Um exemplo desse trabalho é o Sistema Integrado de Segurança Pública, software que integra as ações da Secretaria de Segurança Pública do Estado. “A primeira conquista desse projeto é a sensação de segurança relatada pela população”, disse o presidente.

Tiago Paiva, Diretor Presidente da Prodam, falou sobre o desenvolvimento da tecnologia utilizada no Programa Ronda no Bairro

Sobre cloud computing, o engenheiro de sistemas Otavio França, da System TI, destacou benefícios como redução de custos, agilidade na oferta de serviços, flexibilidade nesses serviços e atendimento ao cliente de maneira mais eficiente. “É um modelo irreversível. Está tudo caminhando para a nuvem”, prevê o especialista.

Os debates mais importantes da 118ª Roca serão divulgados no site do Jornal da Abep (www.jornaldaabep.com.br), no Twitter @abepbrasil e na página oficial da entidade no Facebook.

Por Imprensa ABEP