Manaus, 24 de Junho de 2017
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Colaboradores da PRODAM recebem treinamento sobre boas práticas em gestão de TI

Com o objetivo de disseminar a importância do uso das boas práticas em gestão de TI, a PRODAM promove para seus colaboradores, entre os dias 26 e 30 de março, no Centro de Treinamento da empresa, o curso “Fundamentos de ITIL v3 e Sistema de Gestão Integrada”. O treinamento será ministrado pelo colaborador Heleno Ferreira, Líder em Governança de TI.

O curso vai abordar conceitos, termos e definições do ITIL – conjunto de boas práticas para a gestão de serviços de TI – que já estão incorporados no Sistema de Gestão Integrada (SGTI), que foi implantado na PRODAM no início deste mês.

“O SGTI já traz processos que estão apoiados em ITIL. São os processos de gerenciamento de incidentes, gerenciamento de problemas, atendimento de serviços e catálogo de serviços. A proposta agora é consolidar na cultura da empresa a importância dos conceitos de ITIL, para que possamos tirar o maior proveito da ferramenta de gestão que é o SGTI”, explica Heleno Ferreira.

Entre os resultados que a PRODAM pretende alcançar com a utilização de boas práticas de ITIL através do SGTI, estão o aumento da produtividade, a redução do tempo de atendimento e maior precisão dos serviços que são prestados.

Sobre o ITIL
O ITIL tem como foco principal, a operação e a gestão da infraestrutura de tecnologia na organização, incluindo todos os assuntos que são importantes no fornecimento dos serviços de TI. Nesse contexto, o ITIL considera que um serviço de TI é a entrega de valor ao cliente, fazendo com que ele alcance os resultados esperados sem ter que se preocupar com os custos de propriedade e os riscos envolvidos com estes serviços.

Outro princípio fundamental de ITIL é que para prover um serviço são necessários determinados recursos e habilidades. Sendo que os recursos são: capital financeiro, infraestrutura, aplicativos e pessoas. Já as habilidades são: processos, organização, pessoas e etc.

Com a implantação de ITIL, as empresas ganham, em média, um aumento de 12% da disponibilidade dos ambientes, redução de 30% nas falhas operacionais, redução de 50% no tempo de atendimento, redução de 30% em mudanças, redução de 25% no tempo de implantação dessas mudanças e redução de 15% nas sobrecargas de capacidade*.

*Fonte: http://www.tertius.inf.br/artigo/itil

Por Andreia Nunes