Manaus, 26 de Abril de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Programa Ronda no Bairro entra em operação

O governador do Amazonas, Omar Aziz, lançou no dia, 16 de fevereiro, a primeira fase do Programa Ronda no Bairro. O programa começa a partir da zona norte de Manaus, onde a nova metodologia baseada no policiamento comunitário e na proteção do cidadão já está sendo empregada.

Na ocasião do lançamento do Ronda no Bairro foi inaugurado o complexo onde passam a funcionar a nova estrutura que integra o Comando de Policiamento da Área Norte (CPA Norte), na rua Coronel Sávio Belota, no bairro Novo Aleixo. Em seguida foram inauguradas as novas instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na avenida André Araújo, que foi ampliado e modernizado e agora passa a funcionar como Centro de Comando e Controle. Na presença da imprensa, o governador Omar Aziz acompanhou a uma demonstração do uso das novas tecnologias empregadas no Ronda no Bairro.

A estratégia do programa, segundo o governador Omar Aziz, é garantir uma maior interação entre a polícia e a comunidade, estabelecendo uma relação de confiança mutua. Cada viatura que cobre o setor terá um número específico de telefone para o qual o morador da área deverá ligar e denunciar a ocorrência. Os moradores devem receber um folder explicativo no qual também constará o número do telefone e a foto dos policiais que atuam na sua área. As chamadas também podem continuar sendo feitas para o número 190, que continua ativo.

Tecnologia
Um dos principais pilares do programa Ronda nos Bairros é a incorporação de novas tecnologias para facilitar a rotina de trabalho das Polícias Civil e Militar, permitindo agilidade no atendimento de ocorrências, dinamismo nas investigações e melhoria no acesso da população ao Sistema de Segurança Pública.

Governador Omar Aziz confere a estrutura do videowall montado pela PRODAM

Para dar suporte à ação policial no programa, um dos avanços foi a criação do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), que reúne em um mesmo local as informações de todo o sistema estadual de segurança pública, integrando definitivamente as bases de dados da Polícia Civil e Militar. Desenvolvido pela PRODAM, o novo sistema permitirá o georeferenciamento e monitoramento, em tempo real, das viaturas em deslocamento pela cidade, abrigará os registros de ocorrência e um sistema de geração de dados estatísticos em tempo real.

Empenho da equipe
Após o lançamento oficial do programa, o Diretor Presidente Tiago Paiva, e o Diretor Técnico Alexandre Guimarães, reuniram-se com os gestores que lideraram as equipes que participaram e contribuíram para desenvolver e implantar toda a solução tecnológica do programa Ronda no Bairro.

O Diretor Presidente Tiago Paiva destacou o esforço e o empenho de todos os colaboradores da PRODAM que estiveram envolvidos direta ou indiretamente no desenvolvimento do SISP e na implantação de todo o aparato tecnológico do programa. “A PRODAM desenvolveu uma solução tecnológica que não existe em nenhum outro Estado, por isso, vem ganhando credibilidade. Esse sucesso é fruto do empenho e do esforço dos funcionários”, destacou.

A implantação do programa Ronda no Bairro mobilizou um grande número de funcionários de quase todos os setores da empresa que, com dedicação e compromisso, tornaram possível a execução deste que é o mais importante investimento em Segurança Pública do Estado.

Por Andreia Nunes. Com informações da AGECOM