Manaus, 26 de Abril de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Novo portal do e-SIGA entra no ar

O portal do Sistema de Informações Governamentais do Amazonas (e-SIGA) foi reformulado e já está no ar. O novo website possui uma interface mais amigável e traz, de forma simples e dinâmica, os principais indicadores do Governo do Estado nas áreas de educação, saúde, segurança pública, economia, infraestrutura e planejamento.

De acordo com Júlio César Ribeiro, supervisor da equipe de Business Intelligence da Prodam responsável pelo desenvolvimento do e-SIGA, o novo portal possibilita a identificação rápida dos indicadores mais recentes. “Logo na homepage, os visitantes do site podem visualizar os últimos indicadores atualizados. Além disso, o público também tem acesso rápido às análises mais recentes dos indicadores”, explica.

Além da equipe de supervisão de Business Intelligence, participou também da construção do novo portal a equipe de supervisão de Web Design. Júlio César explica que o projeto teve início em setembro do ano passado e foi finalizando ainda em dezembro de 2011.

O portal do e-SIGA já está na sua quarta versão e foi desenvolvido utilizando a tecnologia Oracle Portal, ferramenta que oferece maior segurança para os dados, uma vez que armazena as aplicações do Portal e-SIGA no próprio banco de dados Oracle.

Saiba Mais

A primeira versão do e-SIGA foi desenvolvida pela Prodam, em plataforma web, ainda em 2006. O sistema, que tem como gestor a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), permite uma visão geral do Estado através de indicadores das áreas de educação, saúde, segurança pública, economia, infraestrutura e planejamento. O objetivo é atender a necessidade dos gestores do Poder Executivo Estadual de acompanhar e medir o desempenho da administração pública tanto no nível estratégico quanto no nível operacional, com o monitoramento de metas, ações e indicadores.

Sob coordenação da Seplan, o e-SIGA é alimentado por todos os órgãos do Estado e disponibilizado também ao cidadão, por meio do endereço eletrônico: www.e-siga.am.gov.br. Atualmente, o portal oferece mais de 4.000 indicadores, sendo 1.200 acessíveis ao público.

Além disso, a população pode acompanhar também a previsão meteorológica dos municípios amazonenses, por meio de dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE), o nível dos rios da calha do rio Amazonas e os índices de vulnerabilidade social de todo o Estado.