Manaus, 27 de Abril de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

Supletivo Eletrônico vai funcionar em mais dez municípios

O Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), desenvolvido pela PRODAM e que já possibilitou a regularização escolar de mais de 23 mil pessoas em Manaus, será expandido pelo Governo do Estado para dez municípios do interior do Amazonas.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o SEA – mais conhecido como supletivo eletrônico – passará a atender, também, os municípios de Alvarães, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Maués, Parintins, São Gabriel da Cachoeira e São Paulo de Olivença.

A expectativa da Seduc é atender, nestas localidades, aproximadamente 16 mil pessoas até o final de 2012.

O SEA foi desenvolvido pela Supervisão de Sistemas de Educação da PRODAM e tem como objetivo agilizar o exame supletivo, fornecendo ao candidato o resultado imediato da prova, já que a correção é realizada eletronicamente.

O critério para que a pessoa faça uso do serviço é que ela tenha, ao menos, 15 anos para solicitar sua regularização no Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

Tecnologia

A estrutura tecnológica para a implantação do supletivo eletrônico no interior está sendo toda realizada pela PRODAM, é o que informa o supervisor de Sistemas de Educação, Daniel Tadeu Martinez.

“Mais de 10 setores da empresa estão atuando conjuntamente para levar essa tecnologia ao interior do Estado. Trata-se de uma grande operação para garantir a segurança do processo e mitigar possíveis riscos”, disse.

Para isso, segundo informa Daniel Tadeu, a PRODAM está trabalhando para configurar todos os 130 servidores que serão enviados aos municípios do interior do Estado para a utilização do SEA. A PRODAM também está montando toda a estrutura de ambiente operacional.

Após o primeiro ciclo de provas, que será realizado entre os dias 12 e 16 de dezembro, a PRODAM ficará responsável por fazer a integração com o Sistema Integrado de Gestão Educacional (Sigeam) para a emissão de históricos e certificados.

Prêmio e-Gov

O Sistema Eletrônico de Avaliação foi um dos vencedores do mais importante prêmio da área de governo eletrônico no país, o e-GOV.

A premiação foi realizada no final do mês de agosto, em Porto de Galinhas (PE), durante a abertura do 39°Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública – SECOP 2011.

O SEA recebeu o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico, na categoria e-Serviços Públicos.