Manaus, 27 de Junho de 2017
Call Center: 0800-0922626 / (92) 2121-6490

PRODAM participa de Seminário de Informática da UFAM

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizou, nos dias 3, 4 e 5 de novembro,  a XII Semana de Informática (SEMINFO) com o objetivo de debater temas relacionados à pesquisa de Computação, bem como discutir a integração do mercado de trabalho e comunicação acadêmica. A PRODAM participou do evento durante Mesa Redonda realizada na sexta-feira (04). O assessor Aristóbulo Angelim, também professor do Departamento de Computação da UFAM, foi o representante da PRODAM no debate.

Prodam foi um dos destaques do Seminário de Informática da Ufam 2011

 A Mesa Redonda teve como tema “Formei, e agora?” e contou com a participação de representantes do Instituto Nokia de Tecnologia (INdT), da Fundação Paulo Feitoza e da Fundação Centro de Análise de Pesquisa de Inovação Tecnológica (FUCAPI).

 Os participantes do encontro destacaram as habilidades que os recém formados na área de tecnologia devem possuir para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Entre elas estão a pró-atividade, a criticidade, o empreendedorismo, a busca das melhores soluções, além de atualização constante. Habilidades em comunicação escrita, além da língua inglesa também foram lembradas.

 Aristóbulo Angelim falou durante o encontro sobre a atuação da PRODAM enquanto órgão executor da política de informática do Estado, ressaltando o desenvolvimento de sistemas estratégicos para o governo. Aristóbulo destacou também  a dificuldade de encontrar no mercado profissionais com conhecimento em Cobol, Natural e Adabas, recursos que são ainda são utilizados pela PRODAM. “As faculdades não lecionam mais sobre esses aplicativos. Estes assuntos são cobrados nas provas de concursos da PRODAM, mas temos dificuldade até em encontrar professores para formular as questões”, disse.

 Outro debate levantado durante o encontro tratou sobre o desafio que é conciliar a atuação no mercado de trabalho com a realização de cursos de mestrado e doutorado.

 A Semana de Informática da UFAM prosseguiu no sábado (05) com laboratórios de Corel Draw, CMS Drupal, LaTeX e Git Versionador.

 Este ano a SEMINFO teve como destaque a criação do Instituto de Computação (IComp), o antigo Departamento de Ciência da Computação da UFAM. Foram discutidos os benefícios que essa mudança traz para a formação acadêmica e profissional dos bacharelandos em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação.